Em ato simbólico, profissionais da saúde foram imunizados. A primeira a receber a vacina Coronavac foi a Enfermeira Fernanda Monte Alegre.
Um dia histórico em Pará de Minas. Assim, 20 de janeiro de 2021 entra na linha do tempo da nossa cidade. Em ato simbólico, no início da manhã, no alto da Serra de Santa Cruz, sob os braços abertos do Cristo Redentor, aconteceram as primeiras vacinações contra a Covid-19, no Município. A enfermeira Fernanda Monte Alegre, da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar, que atua na linha de frente contra a doença, foi a primeira profissional de saúde a receber a primeira dose do imunizante da Coronavac. Outras sete pessoas foram vacinadas, dentre elas, profissionais da rede municipal de saúde, incluindo o Hospital Municipal Padre Libério, do Hospital Nossa Senhora da Conceição e da Cidade Ozanan, Instituição de Longa Permanência de Idosos da cidade. O radialista Amilton Maciel, que é do grupo de risco para a Covid-19, também foi vacinado. Sua inclusão dentre os imunizados representa o reconhecimento do Município ao importante papel dos meios de comunicação social em relação à conscientização da sociedade sobre as medidas preventivas contra a disseminação do novo coronavírus e à divulgação do enfrentamento à pandemia.
Segundo Fernanda Monte Alegre, a vacina foi um presente de Deus, uma benção. “Recebi a vacina com muito amor e com muita confiança. Se a vacina chegou até mim, entendo que tenho que me dedicar para que isso transcenda para todos. Só o amor pode dar a vida. E é isso que está acontecendo”, disse a enfermeira, bastante emocionada, após ser vacinada.
“A vida estará sempre em primeiro lugar”, afirmou o Prefeito Elias Diniz, pouco antes da vacinação começar. “Só quem está na linha de frente sabe o que essa vacina representa para todos nós. Esperamos que o enfrentamento à pandemia continue com segurança e respeito aos protocolos sanitários. Estamos aos pés do Cristo, esse é um momento simbólico. O vírus transformou o mundo. As coisas mudaram significativamente, posturas, comportamentos e formas de trabalho. A chegada da vacina foi um marco para a nossa cidade. Por enquanto, estamos com um número baixo de doses, diante da população aproximada de 100 mil habitantes, mas eu tenho certeza de que vamos superar tudo isso. Pará de Minas está sendo modelo para o Centro-oeste, para Minas e para o Brasil”, disse.
A cardiologista Silvana Zenóbio, que atua há quase 30 anos no Hospital Nossa Senhora da Conceição também recebeu a primeira dose da Coronavac. “Meu sentimento é o de esperança da gente mudar o rumo dessa história e termos o efeito rebanho, diminuindo cada vez mais o número de contaminados”, afirmou. Segundo ela, o HNSC tem vivido situações difíceis, impostas pela pandemia, como a mudança de fluxos de atendimento e de protocolos. “A vacinação marca o início de um novo tempo, sem dúvida. Esperamos que, imunizando uma parte da população, diminua a chance de outros se contaminarem”, disse.
À tarde, a vacinação continuou na Cidade Ozanan, onde as gêmeas Terezinha do Nascimento e Rosa Maria de Jesus, conhecidas carinhosamente pelos pará-minenses como “Irmãs Par de Jarra”, receberam a equipe de vacinação. Prestes a completarem 85 anos, elas foram as primeiras residentes na Instituição de Longa Permanência de Idosos a serem imunizadas na cidade. Após ser vacinada, Rosa agradeceu: “Obrigada, Pará de Minas”.
As vacinas foram aplicadas pela Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, que já atuou em inúmeras campanhas de vacinação em Pará de Minas e que, a partir de hoje, participará ativamente de uma campanha, sem precedentes em nossa cidade. Durante a vacinação, Elias Diniz ressaltou o empenho dos profissionais da saúde no enfrentamento à pandemia e alertou a população para o dever de cada na luta contra a Covid-19. “A população tem que estar integrada, visando proteger a vida. Temos mais de dois mil profissionais de saúde em Pará de Minas, nas redes pública e suplementar. Vamos dar prioridade para os profissionais que estão na linha de frente e aos idosos. Nossa missão não termina aqui. O resultado de tudo isso ainda vai depender demais de todos nós”, declarou.
O ato simbólico que marcou o início da vacinação contra a Covid-19 em Pará de Minas contou com a presença do Prefeito Elias Diniz, do Vice-Prefeito Paulo Francisdale, do Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, dos vereadores Toninho Gladstone, Clebinho do Lava Jato, Irene Melo Franco, Márcio Lara e Rodrigo Menezes. Também participaram do evento o Procurador Geral do Município, Hernando Fernandes da Silva, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, profissionais da saúde e da imprensa.