Mês terá programação voltada à prevenção ao câncer de mama
Na manhã do último sábado (2), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu diversas atividades e atendimentos relacionados à prevenção ao câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. Foi o chamado “Dia D”, que também ocorrerá no sábado dia 23 de outubro, de 7h às 12h.
Presente ao evento, o Prefeito Elias Diniz destacou a importância do AME na realização de exames de mamografia, que muitas vezes tinham de ser realizados fora de Pará de Minas, antes da implantação do ambulatório. “Além de trazer mais esse preventivo, estamos dando mais dignidade para a população. Temos aqui equipamentos de última geração para fazer esses exames, e, somente em outubro, mais de 500 mamografias devem ser feitas”.
Aline Mércia de Melo, responsável pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), crê que a realização das mamografias no AME é um marco para a cidade. “Tínhamos uma demanda muito alta para esses exames, e eles acabavam sendo feitos em outra cidade, ou mesmo nem sendo feitos. É muito importante que haja a conscientização das mulheres quanto à necessidade da prevenção ao câncer de mama”.
Lílian Luce, Coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde da Mulher, diz que o evento é a abertura de uma programação preparada para todo o mês de outubro. “Estamos chamando a atenção da comunidade para a importância do autoexame. Vamos orientar também sobre como proceder em caso de detecção de um nódulo e aonde recorrer em caso de alguma modificação na mama”.
Em tratamento contra o câncer de mama, Cláudia Costa descobriu a doença em junho deste ano. Ela reforça a necessidade dos cuidados preventivos para um diagnóstico precoce. “É um câncer muito agressivo. No entanto, quando descobri, tinha um nódulo de apenas três centímetros, e não sentia dor nenhuma”.
Cláudia diz que tem seguido o tratamento à risca, e, já após a quarta sessão de quimioterapia, o nódulo desapareceu. Mas tem de continuar a quimioterapia como protocolo, para que depois seja avaliada a necessidade de uma cirurgia. Ela dá um recado a todas as mulheres: “Não deixem de fazer os exames, mas também mantenham o pensamento positivo e não desanimem em caso de diagnóstico do câncer. É preciso força para seguir em frente”, completa.
As mulheres que desejam fazer um exame de mamografia devem comparecer a uma Unidade Básica de Sáude (UBS) para que tenham seus pedidos encaminhados ao TFD, que fará os agendamentos.
Sala de Espera
Neste mês, a programação da Sala de Espera está focada, principalmente, no Outubro Rosa. Sob diferentes abordagens, profissionais da saúde de várias áreas levarão informações e orientações para as pacientes que aguardam consultas. No sábado (2), a Sala de Espera contou com a participação da dentista Ercília Marburg, que abordou a saúde bucal.
Além de reforçar às pacientes a necessidade dos cuidados relacionados ao câncer de mama, Ercília deu orientações sobre a prevenção ao câncer de boca. “Falamos sobre os perigos do cigarro e da exposição ao sol, por exemplo. Além disso, é sempre importante frisar a importância de ir ao dentista regularmente e observar, em frente a um espelho, a presença de lesões na boca e no rosto. Foi muito proveitoso, assim como todo este mês promete ser”.
Clique aqui para conferir a programação completa da Sala de Espera durante o Outubro Rosa no AME.