Interessados deverão se dirigir até a sexta,12, ao Sine, das 7 às 16 horas.
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Uaitec vai promover o curso gratuito de Introdução à Informática Básica, para pessoas de 14 a 59 anos. Para facilitar a realização das inscrições justamente para o público que não tem conhecimento de informática, as inscrições poderão ser feitas desta segunda, 8 de março, até a sexta, dia 12, de forma presencial, no Sine, na Rua Alferes Esteves, 95, no Centro, das 7 às 16 horas. Os interessados deverão estar cadastrados no Cad-Único. Também é necessária a apresentação de documento de identidade, de CPF e de comprovante de endereço. Menores de idade deverão se inscrever na companhia de um responsável.
Serão disponibilizadas 60 vagas, em seis turmas. O curso será ministrado na forma presencial, entre os dias 16 de março e 18 de maio, com acompanhamento de instrutor. As aulas serão semanais, com duas horas de duração, nos laboratórios de informática da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e no Sine. O conteúdo incluirá as conexões básicas de um computador, digitação e o sistema Windows. O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, destaca que todas as recomendações do protocolo sanitário contra a disseminação do novo coronavírus serão observadas, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras, da higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento. A iniciativa, segundo ele, vai contribuir para a inclusão digital de pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre informática, favorecendo o acesso delas ao mercado de trabalho.
Para o Coordenador da Uaitec em Pará de Minas, Alencar Soares Costa, o conhecimento que será adquirido durante o curso poderá abrir novos horizontes para o aluno, que dará o primeiro passo para se qualificar futuramente. “Ele vai se sentir mais empoderado e independente, até com mais qualidade de vida, pois a inclusão digital vai dar a ele acesso às novas tecnologias. Com isso, a pessoa vai ganhar tempo, podendo fazer muitas coisas pelo computador ou pelo próprio celular”, explicou. O curso é um pré-requisito para o cadastramento em muitas vagas de emprego abertas, destacou.
Os concluintes que alcançarem o aproveitamento mínimo exigido em avaliação ao final do curso terão direito a certificado registrado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Os participantes que tiverem frequência superior a 75% nas aulas também terão direito a certificado.