Iniciativas buscam fomentar a agricultura familiar no Município
A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente anunciou, nesta segunda-feira (14), novidades em relação ao fomento da agricultura familiar em Pará de Minas. A nova etapa do programa inclui a destinação de sementes e kits de mudas de árvores frutíferas, além do intermédio em negociações por calcário.
José Hermano Franco, Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, diz que essa é mais uma etapa do programa de desenvolvimento rural sustentável do Município. “Após um período de conhecimento, estamos dando início a uma fase mais prática. E pretendemos ajudar principalmente aqueles que tem menos recursos, ou seja, a agricultura familiar, rural ou urbana”.
De acordo com a Diretora de Agronegócio, Fernanda Barbosa, as inscrições para esta etapa do programa começam nesta segunda-feira (14) e vão até o dia 10 de julho. Dentre as ações a serem realizadas, está a distribuição de sementes de milho e feijão a cerca de 50 famílias cadastradas no CadÚnico. Outras famílias, também cadastradas, receberão kits de mudas de árvores frutíferas. “Esses kits são compostos de mudas de laranja, tangerina, limão, goiaba, acerola… para poder propiciar às pessoas uma maior disponibilidade de frutas em suas propriedades, seja para consumo próprio ou até para comercializar”, diz a Diretora.
Para o Extensionista Agropecuário da Emater, Fábio Alves de Morais, as iniciativas atendem tanto o campo ambiental quanto o agronegócio. Ele diz que um dos principais problemas ambientais encontrados é a degradação das pastagens, o que pode ser evitado com uma pastagem de boa qualidade. “Devido à acidificação das terras, a produtividade delas vai sendo reduzida. O solo fica exposto e sujeito a erosões”. Segundo o Extensionista Agropecuário, uma terra bem coberta evita que sejam açoriados os cursos de água. Assim, o ponto inicial é fazer uma análise do solo, para corrigir o PH e a fertilidade.
A Secretaria, em parceria com a Emater, decidiu colocar-se à disposição dos agricultores do Município para facilitar a negociação de calcário, um importante insumo utilizado para equilibrar o solo. O produto, apesar de relativamente barato, tem um alto custo de frete. “Quando se fala em aplicação de calcário, fala-se em 3 ou 4 toneladas por hectare. O custo, por tonelada, para trazer esse produto a Pará de Minas, acaba sendo maior do que o do próprio produto”, observa Fábio.
O frete, além de mais barato, será cobrado do agricultor apenas até o Parque de Exposições, onde funcionará o depósito de calcário. Já o transporte do Parque de Exposições até as propriedades será patrocinado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o que diminuirá o custo final ao agricultor.
O telefone para inscrições e esclarecimento de dúvidas é o (37) 9 9979-6273.