Evento da Prefeitura de Pará de Minas se destaca pelo incentivo a leitura.
A 7ª Edição da Paraliteratura foi aberta oficialmente na manhã de quarta-feira, 11 de abril. O lançamento do livro Pés Sujos de Tereza – Primavera de Trapos marcou o evento realizado no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. É o resultado do primeiro Concurso de Publicação de Livro Inédito da Paraliteratura realizado em 2017 com o tema Poesia. A vencedora foi a escritora de Belo Horizonte Alzira Maria Ribeiro Araújo. “Foi uma experiência grandiosa. Poder publicar sem ônus para mim é uma questão de orgulho. É um reconhecimento, é diferente de você pegar seu livro e levar na gráfica ou na editora”, disse Alzira. “Em 2017 tivemos a ousadia de lançar o primeiro concurso de publicação de livros. Foi uma ação inovadora da Prefeitura de Pará de Minas, que mesmo com dificuldades financeiras, conseguiu premiar o ganhador desse concurso com a publicação e distribuição dos livros nas escolas e entidades educacionais, além de exemplares para serem distribuídos pela escritora”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.
A Paraliteratura, evento trazido de volta à programação cultural de Pará de Minas pela Prefeitura no ano passado, chega a sétima edição cumprindo o objetivo de incentivar a leitura. “Os festivais literários aproximam a população do livro e formam a cultura literária. A criança que há dez anos tinha oito, hoje tem 18 e frequentou seguidamente os festivais. É isso que muda o panorama, não são políticas públicas isoladas, mas continuadas como essa. Então Pará de Minas está de parabéns”, disse Rosana de Mont’Alverne, Presidente da Câmara Mineira do Livro, entidade que apoia a Paraliteratura.
A programação vai até o próximo sábado, com bate-papo com escritores, contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e muito outras atrações culturais gratuitas. A venda de livros a preços populares na Praça Torquato de Almeida começou nesta quinta-feira.