Representantes votaram pela não flexibilização da reabertura do comércio em Pará de Minas.
Depois de reunião realizada tarde de segunda-feira, 6 de abril, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 decidiu que Pará de Minas deve continuar a seguir as recomendações do Governo do Estado quanto ao funcionamento restrito do comércio. Dos 12 membros do comitê deliberativo presentes à reunião, apenas os Presidentes da Ascipam, José Misael de Almeida e da CDL, Nilton Ferreira, votaram contra, defendendo uma flexibilização, por parte do Município, para a reabertura das lojas. “O Município de Pará de Minas vai priorizar a vida. Por isso vamos seguir o decreto do Governador. Mas, pode surgir alguma mudança e assim termos novas deliberações”, afirmou o Prefeito Elias Diniz.
O comitê, que tomou a decisão, é formado por representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, poder judiciário, Ascipam, CDL e OAB. A recomendação, portanto, é que o isolamento social permaneça. “Sabemos dos problemas dos comerciantes e das necessidades de todos os empresários, mas diante das recomendações do Governo do Estado, temos que evitar as aglomerações. Estamos preocupados por que as pessoas não estão respeitando a necessidade de distanciamento nas filas de banco e casas lotéricas e no transporte público, por exemplo. Por isso, vamos ser mais duros no sentido de cobrar dessas pessoas e instituições que sigam os protocolos de prevenção. Se está assim, imagina se autorizamos a abertura de todas as lojas. Alguns estabelecimentos ainda não entenderam que a aglomeração pode gerar diversos transtornos e a contaminação de pessoas que possam a vir necessitar de leitos de CTI. Dependendo da demanda, não conseguiremos atendê-los”, falou o Prefeito.
A Prefeitura de Pará de Minas foi atrás de pareceres médicos. Representantes da classe recomendam o isolamento social. “Temos pareceres da Associação Médica de Pará de Minas, da Unimed, da equipe de Saúde do Município e da comissão de saúde da Câmara Municipal. Eles colocaram como prioridade o isolamento social, independente do funcionamento ou não do comércio”, contou o Prefeito.
A Prefeitura de Pará de Minas prepara novos leitos para atender uma possível demanda. “Para enfrentar possíveis casos da doença na cidade, estamos preparando a ampliação do número de leitos de tratamento intensivo e semi-intensivo, no antigo P.A., no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, por meio do Cispará, na nova UBS do Bairro Dom Bosco”, disse o Prefeito Elias Diniz.