Prefeitura está em cima da Vale para que prazos acordados sejam cumpridos.
Foi realizada na manhã de quinta-feira, 25 de abril, mais uma reunião Comitê Municipal de Gestão e Avaliação ao Desastre causado pelo rompimento da barragem da Mineradora Vale em Brumadinho.
O Prefeito Elias Diniz apresentou a evolução dos compromissos firmados pela Mineradora Vale com a Prefeitura, para amenizar os transtornos causados pela poluição do Rio Paraopeba. “Apresentamos o relatório do que está sendo realizado pela Vale. É uma forma de deixar transparente tudo que estamos fazendo para garantir água para a população de Pará de Minas. A previsão é que a construção da adutora do Rio Pará seja iniciada no mês de junho. O projeto já está pronto e já temos a outorga para utilização da água tanto do Rio Pará, quanto do Ribeirão Moreiras. O sistema na região de Córrego do Barro já está praticamente pronto”, disse o Prefeito.
“Tratamos também formas de recuperar os mananciais que vão de Brumadinho até Três Marias, para que os afluentes possam dar potencialidade ao Rio Paraopeba. Medidas compensatórias para os municípios afetados também estão sendo discutidas”, afirmou o Prefeito.
A Prefeitura de Pará de Minas, desde o rompimento da barragem em Brumadinho, não cruzou os braços para evitar que a população sofresse mais uma vez com a falta de água. A Vale realiza as obras, atendendo exigência da Prefeitura e do Ministério Público, por meio de um Termo de Compromisso assinado no dia 18 de março. “Se não tivéssemos uma cobrança efetiva não sairia do papel. Estamos monitorando para que tudo seja cumprido de acordo com o que foi acordado no Termo de Compromisso”, concluiu Elias.