![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/capa-1.jpg)
Representantes de órgãos públicos e privados se encontraram para discutir sobre a situação dos casos de endemia na cidade
No final de fevereiro, o Comitê Municipal de enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya de Pará de Minas se reuniu mais uma vez. O objetivo do encontro foi discutir sobre a real situação do município diante da doença transmitida pelo Aedes aegypti e levantar possíveis ações para conscientizar a população.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde, Associações Comunitárias Urbanas e Rurais, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Associação Comercial – Ascipam, Hospital Nossa Senhora da Conceição, igrejas, denominações religiosas e templos de quaisquer cultos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência Regional de Ensino e demais instituições particulares, Conselho Municipal de Saúde e Referências Técnicas de órgãos ou entidades da Administração Pública.
De acordo com a Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Liguori, é necessário reforçar na mídia a importância do acompanhamento médico em casos de suspeita de dengue. “A preocupação maior é que a população se acostumou com a doença. As pessoas procuram a unidade de saúde uma vez e não voltam para o estadiamento. Foi feito o isolamento viral e o vírus que está circulando é o tipo sorotipo 2. Os bairros de maior incidência são Ascensão, Residencial Capanema e Padre Libério”, ressaltou Maria de Lourdes.
Foi evidenciado também que os investimentos feitos em capacitações e na unificação de setores geram melhores resultados. O trabalho será estendido a outros setores e empresas privadas, visando o aumento dos multiplicadores de informações sobre a doença e formas de prevenção.