Pará de Minas cobra da Mineradora Vale alternativas para que a cidade não fique desabastecida.
Se reuniu na manhã de quinta-feira, 7 de fevereiro, o Comitê de Gestão e Avaliação de Resposta ao Desastre, criado pela Prefeitura de Pará de Minas para acompanhar a situação de emergência decretada pelo Prefeito Elias Diniz no último dia 4, motivada pela contaminação do Rio Paraopeba. Mais de 20 pessoas, representantes de vários setores da sociedade, do Ministério Público, da Administração Municipal e da Mineradora Vale discutiram as ações que serão tomadas para que a cidade não fique desabastecida de água. “Algumas ações já estão sendo definidas. Será instalado um novo ponto de coleta de informações na captação da Águas de Pará de Minas no Rio Paraopeba, uma decisão alinhada com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Desde o dia 29 de janeiro não é coletada nenhuma gota de água no rio contaminado. Vamos continuar atendendo essa recomendação do Governo do Estado. Além disso, está em sendo feito um mapeamento, para a possibilidade de furar novos poços artesianos. A Vale também realiza um estudo para captação de água do Rio Pará, além da parceria com o SAAE de Itaúna. As famílias e produtores rurais que moram e trabalham as margens do Paraopeba estão sendo cadastradas para serem atendidas por caminhões-pipa”, explicou o Prefeito Elias Diniz.
O Prefeito Elias Diniz reafirmou que a Prefeitura continuará cobrando da Vale a responsabilidade de solucionar o problema de Pará de Minas. “O Município de Pará de Minas está tomando todas as medidas preventivas. Independente da Vale, nós vamos manter água de qualidade em todas as casas”, completou Elias.
A Arsap – Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Pará de Minas acompanha e fiscaliza de perto a qualidade da água que hoje chega às casas e ainda o monitoramento da água do Paraopeba. “Estamos sendo abastecidos pelos Ribeirões Paciência e Paivas, além dos poços artesianos. A chuva que ocorreu nos últimos dias ajudou bastante e nos deu mais um respiro”, disse Frederico Mendes Amaral, Gerente de Regulação da Arsap.
A concessionária Águas de Pará de Minas continua garantindo a qualidade da água que abastece a cidade. “Ratificando nosso compromisso com a população, a empresa não negocia a qualidade da água. A captação do Rio Paraopeba continuará interrompida”, disse Thiago Contage, Superintendente da empresa.