O foco será debater propostas para a política pública de assistência social em Pará de Minas
Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, a 12ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas de assistência social em Pará de Minas.
Neste ano, o tema da Conferência foi “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Para o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, é importante a participação da população e dos usuários do Sistema Único de Assistência Social para as articulações das políticas. “É neste contexto onde demonstra que a secretaria é a articuladora e provocadora de outras políticas públicas no município, busca o direito do cidadão através da política de saúde de educação, meio ambiente, assistência não é assistencialismo, ela é assistência ao usuário ou a população para suprir suas necessidades momentâneas ou a longo prazo”, reitera.
Esse espaço de mobilização é visto como oportunidade para os usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, para que estes sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a Assistência Social local. Após os debates foram apresentadas propostas e resoluções que em seguida são levadas aos níveis estaduais e federais.
Segundo Adriana Naime, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, é preciso conhecer as demandas para que as equipes trabalhem as necessidades dos cidadãos.“ Dar um maior protagonismo para que a população participe ativamente das políticas públicas, para nomear políticas que venham diferenciar a vida delas. Fazer parte das suas expectativas e suas possibilidades, estamos vivendo um momento singular, onde precisamos de ações efetivas e respostas rápidas, para que o poder público tenha as respostas ele precisa ter conhecimento das demandas, como se dessem visibilidade aos invisíveis”, enfatiza.
Durante a Conferência, foram eleitos os seguintes delegados, que representarão Pará de Minas na Conferência Estadual de Assistência Social:
José Maria Silva – Representante de familiar da APAE (Titular)
Fernando Silva da Costa – Representante Centro Pop (Suplente)
Patrícia de Carvalho Ferreira – Cras Renê Vieira Leitão (Titular)
Miriam Batista – APAE (Suplente)
Denise Alencar Donisete de Castro – Conselheira CMAS (Titular)
Lucilene Ribeiro Chaves Abreu – Conselheira CMAS (Suplente)