Dentre os assuntos debatidos, as garantias de acesso às políticas públicas foram destaque
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 28, no Salão da Sociedade São Vicente de Paulo, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Um dos objetivos do evento foi ampliar o debate sobre a garantia dos direitos, aprofundando questões pertinentes à elaboração de políticas públicas que efetivamente atendam a essa parcela população. Sob o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo”, a Conferência contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, APAE, Associação dos Deficientes Visuais de Pará de Minas e de diversos conselhos municipais.
Samuel Lopes, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, considera que o evento consolidou e fortaleceu a participação da pessoa com deficiência na defesa de seus interesses. “A palavra que norteia a Conferência é a inclusão, estamos em busca de um Brasil mais inclusivo. Precisamos trabalhar para dar maior qualidade de vida às pessoas com deficiência e lutar contra o preconceito que, muitas vezes, está em nós mesmos”, afirmou.
Durante o evento, foram apresentadas propostas para os cinco eixos trabalhados: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; Garantia de acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas; Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Direito e Acessibilidade e Desafios para comunicação universal.
Durante a Conferência, foram eleitos os delegados que representarão Pará de Minas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. São eles: Luana de Freitas Vieira, Lucilene Ribeiro Chaves Abreu, Áglia Campolina, Samuel Lopes da Silva, Simone Gonçalves Lopes, João Marcos Patrício de Oliveira, Halidon Sousa Mendes e Raiane Gomes de Souza.