Cidadãos têm a oportunidade de indicar obras a serem realizadas na cidade. Confira como participar
Termina na próxima sexta-feira (12) a Consulta Popular para indicação de obras a serem executadas em Pará de Minas pela mineradora Vale, como reparação aos prejuízos causados pelo rompimento de sua barragem em Brumadinho. Podem participar do processo os eleitores dos 26 municípios atingidos, com CPF cadastrado na Justiça Eleitoral, e as pessoas que recebem o Pagamento Emergencial da Vale. Dentre os municípios atingidos, está Pará de Minas.
A Consulta Popular é uma das ações previstas para a execução do Acordo Judicial de Reparação assinado entre o Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale.
No processo, serão priorizados temas e subtemas relacionados às propostas de projetos apresentadas pelas comunidades e pelas prefeituras dos municípios atingidos, bem como aos projetos já previstos no Acordo Judicial. A consulta vai contribuir para a definição das ações e iniciativas de fortalecimento dos serviços públicos a serem pagas e executadas nos municípios atingidos pela Vale.
Para participar é fácil:
– Crie uma conta em www.gov.br (usando CPF e senha)
– Baixe o aplicativo MG App ou acesse o Portal Cidadão MG
A consulta popular consiste na escolha de cinco temas e três subtemas. Assim, cada participante indicará, no total, 15 subtemas prioritários.
No site www.probrumadinho.mg.gov.br você encontra as listas completas, por município, para consulta.
Pontos de Apoio
Em Pará de Minas, cinco pontos de apoio estão em funcionamento, até o dia 12 de novembro, para a realização da Consulta Popular. Eles funcionam de 8h às 17h.
– Câmara Municipal: Avenida Presidente Vargas, 1935 – Senador Valadares
– Ouvidoria da Prefeitura de Pará de Minas (2º andar): Praça Afonso Pena, 30 – Centro
– Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: Rua do Acre, 84 – Centro
– Escritório da ATI NACAB: Rua Minas Gerais, 413 – São José
– Barraquinha da Igreja da Comunidade de Córrego do Barro