Em Pará de Minas, equipamentos promovem atendimentos e encaminhamentos da população à assistência especializada e a serviços públicos
Os três Centros de Referência de Assistência Social existentes em Pará de Minas são as portas de entrada para o acesso às atividades e programas ofertados pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Comparando com a Saúde, os CRAS equivalem aos postos de saúde onde são ofertados os atendimentos básicos à população. Na Assistência Social, eles são chamados de primeira escuta. Esses atendimentos têm a finalidade de oferecer proteção das famílias em situação de risco e de ruptura dos vínculos familiares, promovendo o acesso e o usufruto de seus direitos e, consequentemente, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais e da qualidade de vida das pessoas.
Os CRAS contam com equipe formada por coordenador, assistente social, psicólogo, técnico de cadastro único, recepcionista, motorista e serviços gerais. Neles, há ambientes planejados de acolhimento para receber as diversas demandas da população e para diversas atividades, seja em grupos de convivência ou atendimentos individualizados. No CRAS, as famílias também têm acesso aos benefícios sociais por meio da inscrição no CAD ÚNICO.
“É no CRAS que as pessoas devem ser ouvidas sobre suas questões sociais. Lá, conflitos familiares, desorganização na dinâmica familiar, situações de preconceito, dificuldade de acesso a direitos, enfim, tudo que impacta no cotidiano pessoal e familiar de forma a dificultar o convívio familiar, comunitário e o exercício da cidadania deve ser levado para “tratamento” no CRAS”, explica Ana Paula Marinho, Coordenadora do CRAS José Ferreira de Abreu, mais conhecido como CRAS Central, que conta com 5.800 famílias referenciadas.
Responsável pelo CRAS Augusto de Oliveira Duarte, localizado no Bairro Walter Martins, Wanessa Águida de Oliveira, explica que a equipe realiza um trabalho focado nas necessidades da população atendida. “Nossos profissionais conhecem a comunidade onde atua e suas características. Assim, conseguimos identificar as vulnerabilidades das famílias, encaminhá-las para atendimento especializado e serviços, de forma a garantir seus direitos”, explica. Além disso, o CRAS Augusto de Oliveira Duarte, que possui mais de 3.100 famílias referenciadas, também desenvolve ações comunitárias que proporcionam o fortalecimento dos vínculos dessas famílias. “As intervenções sociais realizadas são determinantes para o resgate e a promoção da cidadania”, ressalta a coordenadora.
Localizado no Bairro Novo Horizonte, o CRAS Renê Vieira Leitão atende a aproximadamente 2500 famílias. “O nosso equipamento é responsável por garantir que as famílias tenham seus direitos assegurados. Através dos nossos serviços, promovemos a equidade social, fortalecemos vínculos e viabilizamos benefícios aos usuários”, explica.
Confira abaixo os endereços dos três CRAS em funcionamento no Município. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas:
– CRAS José Ferreira de Abreu (Zé do Zico) – CRAS Central: Rua Major Fidélis, 136 – Centro – 3231-2219
– CRAS Augusto de Oliveira Duarte – Rua George Collin, 371- Bairro Walter Martins – 3231-7707
– CRAS Renê Vieira Leitão – Rua Paulo Brás de Menezes, 136 – Novo Horizonte – 3231-7879/3231-7846