18 de maio é consagrado à prevenção do problema
Por meio de ações virtuais que serão realizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em parcerias com escolas da rede de ensino local, A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, quer chamar a atenção da sociedade para a necessidade do envolvimento de todos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com a Gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Angélica Varela, o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, a união de esforços das duas secretarias municipais visa chamar atenção dos responsáveis pelas crianças e adolescentes para o problema, que vem aumentando ano após ano, atribuindo a toda população a responsabilidade de denunciar os abusadores e exploradores.
“18 de maio é uma data que o Creas faz questão de dar ênfase. Nós já nos preparamos antecipadamente, porque todo ano desenvolvemos alguma ação, mas devido a pandemia, nós temos que restringir as manifestações que a gente gostaria de fazer. Então, a proposta é uma parceria com a rede de ensino do município, fazendo um trabalho com, alunos e famílias, sobre o tema, vão trazer relatórios com portfólios para ver os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.
Segundo Angélica, as vítimas do abuso ou da exploração sexual sempre têm mudanças de comportamento e é necessário que pais e responsáveis fiquem atentos quanto às mudanças de comportamento e sinais que podem estar relacionados a esse tipo de violência. “As mães por estarem no auge da paixão acabam deixando a criança perder a credibilidade. É muito fácil professores e pais notarem a mudança de comportamento da criança, ela fica mais triste, agressiva, não se alimenta direito. Há vários canais para denúncias. Elas podem ser feitas pelo Disque 100 e também à Polícia Militar, aos CRAS e ao CREAS”, explica Angélica.