Entidades públicas e privadas estão representadas.
Prefeitura de Pará de Minas, por meio de decreto, instituiu nesta quinta-feira, 19 de março, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19. Ele é formado por representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, poder judiciário, Ascipam, CDL e OAB.
A primeira reunião dos representantes foi realizada no final da tarde de quinta-feira, quando começaram a discutir, juntos, estratégias de enfrentamento do novo Coronavírus. O objetivo do Comitê é acompanhar a evolução do quadro epidemiológico, além de adotar e determinar medidas de saúde pública, necessárias para a prevenção e controle do contágio, além do tratamento de pessoas afetadas. “Envolvemos, com a criação deste Comitê, a sociedade civil organizada, entidades públicas e privadas. Assim, queremos sensibilizar as pessoas a seguirem as orientações de prevenção, entre elas a restrição de atividades e eventos onde haja mais do que dez pessoas reunidas”, explicou o Prefeito Elias Diniz.
“A Polícia Militar está sempre pronta para atender ao chamado da população, especialmente nesse período de crise. É um momento que requer muita atenção e participação da sociedade no cumprimento das orientações de prevenção. É hora das pessoas, que foram liberadas do trabalho, ficarem em casa. Não é período de férias, não é hora de ir para clubes e shoppings”, disse o Tenente Coronel Geraldo Elias Araújo, Comandante da Polícia Militar de Pará de Minas.
A Prefeitura de Pará de Minas atua, desde do registro da presença do vírus no país, para traçar planos de enfrentamento. “Estamos preparando a criação de unidade de saúde sentinela para receber as pessoas que tem sintomas da doença. Teremos também atendimento telefônico para orientar a população. Além disso, estamos criando mais leitos de tratamento intensivo para os casos graves”, disse o Prefeito lembrando ainda que, como mais uma forma de prevenção, desde quinta-feira, 19 de março, o atendimento presencial dos órgãos da Administração Municipal estão suspensos, exceto nas unidades de saúde. As aulas da rede municipal de ensino também continuam paralisadas.
O Comitê tem caráter deliberativo.
Outras informações, documentos e decretos estão disponíveis no site da Prefeitura, por meio do link parademinas.mg.gov.br/situacao-de-emergencia.