Objetivo da iniciativa é acolher e valorizar o profissional que atende a população
Nessa terça-feira, 22, no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins, foi realizado o último encontro da ação Cuidando de Quem Cuida, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, como continuidade do Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Quem cuida também merece ser cuidado. Partindo dessa ideia, enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família, resolveram realizar ações voltadas para os profissionais da área.
Segundo a enfermeira Renata Fiuza, uma das idealizadoras do projeto, durante a campanha Setembro Amarelo, os profissionais da área da saúde trabalharam a valorização da vida com os usuários do SUS. “Dessa vez, sentimos a necessidade de voltar nosso olhar também para os servidores, para que se sentissem abraçados e motivados a trabalharem mais felizes, no atendimento à população”, explica. A partir daí, foi elaborado um projeto com quatro eventos.
Para encerrar a sequência dos encontros, foi preparada uma programação especial, com palestras do médico Werner Copatto, dos psicólogos Marco Vinícios José da Silva e Marina Saraiva, além de relaxamento com enfermeira e professora de Yoga Tibetana (Lu Jong) Fernanda Monte Alegre, e apresentação musical de Isadora dos Santos Copatto Costa.
De acordo com Ana Carolina Campolina, responsável pela Atenção Primária à Saúde, em breve os profissionais de outras Secretarias também serão convidados a participar de ações como essa: “Hoje, nós recebemos servidores de várias Unidades Básicas de Saúde do município e também contamos com a presença de alguns profissionais do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), de servidores da Casa dos Conselhos e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Esse evento tomou uma proporção grande e vários outros setores já nos solicitaram outras edições. Provavelmente, ele não vai parar por aqui”, acrescentou a profissional.