Iniciativa visa promoção à saúde, prevenção de doenças e bem estar dos trabalhadores.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas atua com uma ampla cobertura de assistência para a população, disponibilizando diversos serviços e atendimentos em sua rede que, para seu amplo funcionamento, conta hoje com mais de 1.100 servidores. No intuito de realizar ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças junto a esses colaboradores, a Secretaria de Saúde está implantando um projeto pioneiro no Município: o programa Cuidando de quem cuida. Inicialmente, ele atenderá aos trabalhadores da saúde. Futuramente, será estendido aos outros servidores públicos municipais.
Segundo o coordenador da Referência Técnica da Vigilância em Saúde do Trabalhador, o psicólogo Marco Vinícios José da Silva, o serviço nasce com o objetivo de dar suporte em saúde para os profissionais desta secretaria, instituindo análise e acompanhamento das condições de saúde e de trabalho do servidor. A ideia é garantir também o acesso em ações e acompanhamento integral das necessidades em saúde. Considerando as vivências dos servidores da saúde no período de pandemia e os impactos percebidos por meio do aumento do número de afastamentos desses trabalhadores, a coordenação do programa planejou ações relacionadas, inclusive, à saúde mental do trabalhador.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, o momento é para cuidar de quem cuida. “Para o servidor público da área da saúde, estamos criando esse projeto piloto. A área da saúde vem passando por um processo estressante, como podemos ver. O nosso profissional tem adoecido. Não podemos permitir isso. Temos uma equipe multiprofissional que pode dar toda a assistência a esse servidor. É um cuidado que a Prefeitura de Pará de Minas tem com o servidor, um trabalho amplo que envolve saúde mental, clínica e assistência social”, explicou o Secretário.
O Cuidando de quem Cuida também contará com suporte de intervenção de Práticas Integrativas e Complementares como auriculoterapia e acupuntura. O servidor pode acionar o serviço procurando pessoalmente o setor ou ligando no ramal 4376. Outra forma de acesso ao programa é o encaminhamento do trabalhador pelo gestor de sua área de atuação ou pelo Junta Médica do Município. A equipe que dá assistência é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros. O atendimento está sendo realizado na UBS N.S.Piedade – antiga Policlínica – com horários previamente agendados, entre 7h e 16h.