Grafite do artista Thales Mendes revitaliza abrigo do transporte coletivo, no Camelódromo
A arte urbana ganha espaço em Pará de Minas. Cores e formas em grafite, de autoria do artista Thales Mendes colorem, desde essa quinta-feira, 17 de junho, o abrigo de passageiros do transporte coletivo, localizado no Camelódromo, na área central da cidade. O trabalho faz parte do Cultive – Experiências Culturais, que acontece nos dias 19 e 20, sábado e domingo, pela web, com variada programação gratuita.
A intervenção artística no ambiente urbano foi proposta pelo produtor cultural Helton Simão. “Acolhemos o ponto de ônibus, um local que tem acesso de muitas pessoas diariamente, para concretizar a proposta de contemplar a cidade com a arte urbana. Foi uma forma de chamar a atenção da população para o espaço público, que foi revitalizado com uma arte abstrata, feita especialmente para o Festival Cultive. Segundo Helton, a intenção é que o trabalho aproxime a população da cultura. “A ideia é que as pessoas participem e façam parte da arte, no dia a dia. Nosso objetivo é que, com o Festival, elas cultivem essa experiência do grafite”, disse.
A iniciativa teve a aprovação da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, cuja titular, Andréia Xavier Paulino, destacou o efeito da pintura no ponto de ônibus. “Ela trouxe mais cor e vida para o local, valorizou o espaço público e deu oportunidade para um artista da cidade mostrar o seu talento”, considerou. “A Prefeitura de Pará de Minas apoia e agradece o Festival Cultive pelo trabalho realizado em favor da arte”, disse.
A comerciante Elza Silva, proprietária de um box no Camelódromo, disse que ficou surpresa com o grafite, quando chegou para trabalhar. “Foi de muito bom gosto. Valeu a pena. Espero que as pessoas respeitem o trabalho, não sujem e nem colem cartazes em cima. Fiquei felicíssima quando eu cheguei cedo e vi. A vida é muito corrida, cheia de coisas tristes. As cores vivas trazem alegria, felicidade e uma certa leveza. Estamos vivendo um momento muito conflitante. Essa Covid está deixando o povo pra baixo. Vendo coisas alegres, a gente busca alegria. Quem passar por aqui, vai contemplar (a pintura), e esquecer um pouquinho das preocupações”, imagina.
Festive Experiências Culturais
O Festival Cultive Experiências Culturais terá formato online, diversificada programação gratuita nos dias 19 e 20 de junho, a partir das 16 horas. Ao todo, serão 20 atrações gratuitas, como dança, artes visuais, literatura, intervenção urbana, oficinas, workshops, cultura popular, música, concurso de fotografia e até teatro podcast. A transmissão será feita no site www.festivalcultive.com.br. Quem se inscrever nesta plataforma digital também concorrerá a prêmios. Ela ficará disponível para acesso após a finalização do evento. O projeto é uma realização do produtor cultural, Helton Xuxa, viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Prefeitura de Pará de Minas. “O Festival, em sua primeira edição, tem como desafio potencializar a cultura. A ideia é realizar um evento de forma ousada e diferenciada, com uma programação 100% gratuita e inclusiva. O público terá acesso a um ambiente virtual projetado para interação com as atrações”, explica Helton Xuxa.