Evento vai movimentar Bariri e comemorar os 60 anos da Siderúrgica Alterosa.
O Bariri receberá neste sábado e domingo, 8 e 9 de junho, a partir das 10 h, o Projeto Cultura no Parque, que comemora os 60 anos da Siderúrgica Alterosa. O evento, que vai unir cultura e gastronomia, tem o apoio cultural da Prefeitura de Pará de Minas.
A estrutura para o evento começou a ser montada no Bariri na última quarta-feira. A programação é gratuita e direcionada para toda a família. “A Alterosa está muito feliz em fazer esse evento. É uma forma que a gente encontrou de comemorar os 60 anos junto com a comunidade e divulgando a comida, a arte e a música da região”, disse Cláudio Coursin, Superintendente da empresa.
O cartão-postal de Pará de Minas também passou por melhorias para receber o evento. Em parceria com a Prefeitura, os banheiros do Parque do Bariri foram pintados, assim como a praça onde fica a estátua do Palhaço Benjamin de Oliveira, que estava pichada e recebeu cores novas. “
Durante o evento, o público poderá apreciar pratos e tira-gostos feitos exclusivamente para o projeto. “Além de termos vários artistas com músicas variadas, teremos uma programação gastronômica deliciosa. Serão seis bares e restaurantes da cidade, cada um com sua identidade. Vai ser uma oportunidade de mostrar a força que a culinária e gastronomia de Pará de Minas tem”, disse Wilson Caldas, Proprietário do Bar Dipanas.
Mesmo na reta final, o Festival ainda traz novidades em sua programação. Dentre elas, está uma ação de educação ambiental por meio da arte, promovida pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Pará de Minas em comemoração à Semana do Meio Ambiente. “Será uma parceria com alguns grafiteiros de Pará de Minas. Vamos unir educação ambiental e arte. Eles vão produzir, durante o evento, painéis com temática ambiental que depois serão doados para a Casa da Cultura. Além disso, serão distribuídas cartilhas com incentivo à sustentabilidade e preservação ambiental”, disse Patrícia de Melo, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB de Pará de Minas.
O Cultura no Parque terá um palco principal onde se apresentarão os artistas. Além disso, fazem parte da programação gratuita inúmeras outras atrações, como feira agroecológica, exposição de artesanato e espaço de lazer para crianças.
O Cultura no Parque foi é realização da Siderúrgica Alterosa e Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem a também o apoio da Prefeitura Municipal de Pará de Minas.