Prefeitura e voluntária do Grão-Pará se unem para oferecer minicurso às moradoras do bairro.
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou junto com a comunidade do Bairro Grão-Pará um Minicurso de Salgados. O objetivo foi oferecer às participantes uma oportunidade de qualificação profissional.
O curso teve duração de oito horas, divididas em quatro módulos. As técnicas foram ensinadas por Josiane Aparecida Agripino que é moradora da comunidade e se ofereceu para repassar seus conhecimentos de forma voluntária, reforçando o sentimento de solidariedade social. “Eu quis mostrar que elas podem ganhar dinheiro e fazer os salgadinhos em casa mesmo. Eu aprendi e sempre quis que todo mundo também soubesse o que eu sei. Isso é uma semente que a gente planta, gostei muito dessa oportunidade de ensinar o que eu aprendi com minha avó e minha mãe”, disse a Salgadeira.
Vinte e sete moradoras da região do Grão-Pará participaram do minicurso. “Achei ótimo participar, já fazia em casa, mas não como profissional. Agora, me aperfeiçoei mais, foi muito boa a oportunidade. Pretendo trabalhar com isso e também fazer para a família”, disse Alexandra Gonçalves, Dona de Casa. “Com a massa da coxinha, eu ensinei também a fazer o pastel português e o de creme de milho. Uma massa só possibilita fazer uma variedade grande de salgados. Dá para ter um lucro de até 200%”, explicou Josiane Aparecida.
As aulas foram ministradas no Centro de Referência de Assistência Social Renê Vieira Leitão, que fica no Bairro Grão-Pará. A equipe do CRAS também complementou o curso com a participação do estudante de Administração de Empresas Pedro Augusto Ribeiro que, também de forma voluntária, falou às alunas sobre o mercado do ramo de salgados e orientou sobre como colocar preços nos produtos. A Nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosane Ferreira Ribeiro de Oliveira, também falou às participantes sobre as boas práticas de higiene e manuseio dos alimentos. “O CRAS tem esse trabalho importante de oferecer oportunidades para a comunidade. Agradecemos à Josiane por essa belíssima atitude de ministrar esse minicurso de forma voluntária. É um trabalho em conjunto onde todos ganham”, disse o Secretário Vilson Antônio dos Santos.