Patrimônio cultural da cidade recebeu também nova pintura interna e em partes externas.
As Praças Francisco Torquato e Torquato de Almeida, juntamente com o coreto, o prédio da Casa da Cultura, do Cine Café, da Escola Torquato de Almeida formam um conjunto arquitetônico de rara beleza bem no coração de Pará de Minas. “É tudo muito bonito e tem que deixar bem conservado. Estou aqui na praça há anos e sempre vêm pessoas de fora passear, conhecer a cidade. Eles ficam maravilhados”, disse o taxista José Disderot da Silva Xavier.
O prédio que abriga hoje a Casa da Cultura foi construído entre os anos de 1922 a 1924 para ser o primeiro hotel do município. Edificação com ares monumentais, estilo eclético que mescla o neo-clássico, passando pelo barroco acolhe atualmente em suas dependências a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, o Arquivo Público Mário Luiz Silva, a Biblioteca Pública Professor Mello Cançado, o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida (que está acoplado ao prédio), e as gerências de Esportes, Turismo, Promoções e Eventos etc. Muitos artistas e instituições utilizam os espaços da Casa da Cultura para reuniões, ensaios e apresentações. “A criação e instalação da Secretaria de Cultura, em 1993, neste prédio da Praça Torquato de Almeida, devolveu a ele, à praça e a cidade toda a imponência, a importância e o glamour dos tempos áureos”, disse o diretor da Secretaria de Cultura, José Roberto Pereira.
A Casa da Cultura passa por reparos significativos para resgatar as sutilezas arquitetônicas, um trabalho minucioso feito com precisão e delicada pelos profissionais municipais Sebastião Normando dos Santos e Paulo Sérgio; além de pinturas interna e em algumas partes externas e reorganização de áreas da Casa para dar mais espaço às artes, a cultura e ao patrimônio histórico.