Manhã de Mobilização em Defesa da Água mostrou a importância da preservação.
A Prefeitura de Pará de Minas, junto com entidades públicas e privadas, realizou na quinta-feira 22 de março, a Manhã de Mobilização em Defesa da Água. O evento movimentou a Praça Padre José Pereira Coelho, onde foram montados stands informativos e de prestação de serviços.
Quem passou por lá pode também ganhar uma muda de árvore, oferecida pela empresa Águas de Pará de Minas ou trocar óleo de cozinha usado por material de limpeza, pela Flocs. O objetivo da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente foi justamente mostrar a importância da preservação e do uso racional da água. “Com o período chuvoso que estamos passando, graças a Deus já estamos vendo uma mudança. De 2013 a 2016, passamos por uma falta d’água e sentimos na pele o que é isso. Hoje, temos a alegria de andar pela zona rural e ver as cacimbas transbordando e os córregos de volta à vida”, disse Zezé Porfírio Vice-prefeito de Pará de Minas e Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
“Passa o tempo e a preservação da água é um tema que não sai dos noticiários. A importância da conservação dos recursos hídricos deve ser uma preocupação constante”, disse Felipe Augusto Duarte Milton, Presidente do Codema.
Autoridades, estudantes e pessoas que passavam pela praça, fizeram um abraço simbólico na fonte luminosa. Algumas escolas de Pará de Minas levaram grupos de alunos para visitar o evento e aprender mais sobre a preservação da água. “É importante não destruir as matas ao redor dos rios e não deixar o gado pastar próximo às nascentes”, lembrou o aluno da Escola Municipal Dom Bosco, Yuri Galvão Rezende, 11 anos.
O Grupo Escoteiro José Ildeu Gramiscelli também levou para a praça alguns jovens que puderam mostrar para a comunidade o que aprendem no Movimento Escoteiro sobre a conservação dos recursos hídricos. “Sempre em acampamentos tentamos economizar e reutilizar a água. No escotismo aprendemos a cuidar do meio ambiente e deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos”, disse o Escoteiro Geraldo Gabriel Almeida, 14 anos.