Data marca o nascimento de Leonardo da Vinci
O Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália.
Instituída pela primeira vez como comemorativa em 2011, através de uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), a data valoriza o trabalho de artistas como os professores de desenho Érica Gaede e João Batista, da Escola de Artes e Ofícios Sica, em Pará de Minas.
Érica diz que o desenho sempre esteve presente em sua vida. Desde pequena, ela acostumou-se a passar para o papel aquilo que via e imaginava. Para ela, a observação é muito importante no desenho. “É algo que costumo falar sempre para meus alunos: a gente desenha com os olhos. Observar o formato dos objetos, da natureza, é fundamental para qualquer desenhista”.
Para João Batista, o desenho está ligado a todas as expressões artísticas. “Ele passa por todas as áreas. Desde um projeto até a escrita de uma criança, tudo é desenhado. A letra, a assinatura é desenho”. Segundo ele, o desenho representa uma resposta, no papel, à visão de mundo das pessoas. “Gosto tanto de fazer quanto de ensinar. Quando fazemos, expomos o que sentimos. Já quando ensinamos, proporcionamos aos alunos também exporem o que sentem”, afirma.
Segundo o gerente da Escola de Artes e Ofícios, Samuel Lopes, essa data é mais uma maneira de homenagear os desenhistas, além de ser fundamental para enfatizar a importância da arte no mundo. “Neste momento de pandemia, a arte tem sido essencial na vida dos alunos, servindo como uma válvula de escape. A Escola de Artes e Ofícios tem o orgulho de sempre contribuir para levar a arte até as pessoas.”
Samuel ressalta que a Escola de Artes oferece o curso de desenho para pessoas de todas as idades. No entanto, devido à pandemia, todas as aulas estão sendo ministradas de forma virtual. “Nós temos o canal do Youtube, que é disponibilizado para todos que queiram assistir. Mesmo com a flexibilização das medidas de controle da Covid-19 e a volta das aulas presenciais, pretendemos continuar com o canal”, completa.
Clique aqui para acessar o canal da Escola de Artes e Ofícios no Youtube