Representante da área da saúde em Para de Minas se reúnem para tratar de questões relacionadas a obesidade infantil
Nutricionistas que atuam nas secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social se encontraram no último dia 4, para a reunião mensal na qual foram discutidas ações intersetoriais. A reunião aconteceu oportunamente, no Dia Mundial da Obesidade, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As nutricionistas Ana Carolina Campolina Santos, Coordenadora da Vigilância em Saúde, e Jaqueline Campos, referência técnica das nutricionistas da Prefeitura de Pará de Minas, reuniram-se no Atendimento Médico Especializado (AME) para tratar de questões relacionadas à obesidade e do Crescer Saudável, o novo programa do governo federal, ao qual a Prefeitura de Pará de Minas aderiu. Com o objetivo de apoiar a gestão municipal e os profissionais de saúde e educação no planejamento de ações e na aplicação dos recursos o programa possibilitará ações mais eficazes para a prevenção, redução e controle da obesidade infantil.
No encontro, Ana Carolina Campolina Santos reiterou a necessidade de se falar da obesidade: “a doença traz várias complicações da pessoa que começa a se encontrar num perfil de obesidade, quando ela passa pela avaliação de peso e altura, e o Índice de Massa Corporal (IMC) nos direciona para os níveis de obesidade. Daí, começamos a verificar os riscos que a pessoa terá em desenvolver doenças, problemas circulatórios”.
A preocupação com a saúde infantil é um compromisso que precisa ser reforçado com as secretarias e escolas, devido ao aumento dos casos e repercussões da obesidade nessa fase da vida. Segundo Ana Carolina, evitar a obesidade envolve todo um comportamento, um estilo de vida, não só dieta e atividade física, até uma saúde mental bem equilibrada. “São muito complexos os motivos que levam uma pessoa a ganhar peso. É necessária uma avaliação, uma consulta e direcionar o paciente para mudar o estilo de vida como um todo, não só questão de alimentação e atividade física, que são o alicerce disso tudo”, afirma.
O Ministério da Saúde vem verificando um grande aumento nos casos de obesidade e começou a desenvolver programas que ajudam no combate e prevenção da obesidade, como o crescimento saudável específico para crianças de até 10 anos. Junto com a Secretaria de Educação, são desenvolvidas ações para crianças nessa faixa etária que apresentam sinais de ganho de peso, as escolas detectam e as direcionam para os postos de saúde de referência.
Jaqueline Campos, Referência Técnica das Nutricionistas da Prefeitura de Pará de Minas, informa ainda que a cidade conta com 12 nutricionistas atualmente, que se reúnem mensalmente para discutir as ações de alimentação e nutrição, tanto nas áreas de educação e saúde quanto nos projetos sociais.