Foi realizada no dia 27 de março, a V Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos de Pará de Minas. Desta vez o evento teve como tema “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
A conferência, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos – Comid, reuniu dezenas de pessoas no Salão da Sociedade São Vicente de Paulo no centro de Pará de Minas. “As conferências são muito importantes para nós debatermos aquilo que daqui pra frente será oferecido aos idosos e a preservação dos nossos direitos”, disse José Raimundo de Almeida, Presidente do Comid.
Para o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos, as propostas aprovadas na conferência, dão um direcionamento às políticas públicas que a Prefeitura mantém e pode implantar em benefício dos idosos. “Fizemos antes duas pré conferências, agora traçamos e definimos os caminhos que vamos seguir nas políticas públicas direcionadas à população idosa. Isso é importante para sabermos o que essas pessoas esperam do poder público e o que a gente pode fazer por elas”, disse.
A Conferência foi marcada também pela palestra da psicóloga Natália Nunes Scoralick Lempke que falou sobre os desafios do envelhecimento. Houve ainda uma apresentação de dança e poesias do grupo As Mocinhas da Cidade. As propostas definidas em Pará de Minas seguirão para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que será realizada nos dias 25 e 26 de setembro. Cinco delegados, eleitos na conferência municipal, vão representar a Pará de Minas no evento.
Entre as propostas discutidas na conferência municipal, estão a capacitação permanente de motoristas de transporte coletivo municipal, visando a oferta de um atendimento humanizado, gentil e acolhedor aos idosos e a adequação do EJA – Educação de Jovens e Adultos para EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos.