Prefeitura ofereceu, por meio de parceria, curso de pós-graduação para diretores e especialistas em educação.
A Prefeitura de Pará de Minas concluiu mais um projeto em busca de aumentar a qualidade do ensino nas escolas da rede municipal. Nos últimos dois anos, 71 diretores e especialistas em educação participaram do curso de Pós-graduação do SGI – Sistema de Gestão Integrado, oferecido sem custos ao município pela Fundação Pitágoras. “A educação é a alavanca do desenvolvimento, por isso continuamos sempre a valorizar os profissionais por meio de cursos como esse. Isso já está trazendo um ganho muito expressivo para a nossa rede de ensino. Os educadores já colocam em prática o trabalho pedagógico e administrativo, fazendo que nossas crianças tenham uma evolução cada vez maior. Agradecemos à Fundação Pitágoras, por meio do Professor Evandro Neiva, que ofereceu esse curso para Pará de Minas com custo zero. Se fossemos pagar, o investimento seria de mais de R$800 mil”, disse o Prefeito Elias Diniz.
“O SGI é um projeto que nasceu na Fundação Pitágoras há dez anos e que ao longo desse tempo veio capacitando, qualificando e diplomando educadores basicamente com perfil de liderança, com o objetivo de fazer uma liderança educacional mais eficaz. Os participantes serão diplomados com pós-graduação pela Faculdade Pitágoras”, disse Rui César Rezende, Conselheiro da Fundação Pitágoras.
Educadores das 34 unidades de ensino participaram do curso de pós-graduação. “Foram 20 encontros e desde o primeiro levamos as experiências para as escolas. O conhecimento adquirido foi sendo implantado gradativamente nas escolas. Eles agora dominam novas técnicas de gestão e pedagógicas. São experiências que estavam guardadas que foram colocadas em prática”, disse a Secretária Municipal de Educação, Marluce Souza Pinto Coelho. “A educação evidentemente passa por uma prática pedagógica, mas temos que gerenciar essa prática pedagógica. O grande desafio da escola moderna é o processo de gestão. Ele abrange todo o momento da escola, desde a entrada dos alunos e funcionários, a relação com a família, a merenda e a compra de materiais. A Prefeitura de Pará de Minas abraçou essa formação. Não foi um projeto teórico, eles colocaram em prática tudo que aprenderam, ou seja, se você andar pelas escolas hoje, você vai perceber a mudança concreta”, disse Fernanda Sobreira, Assessora de Relações Institucionais da Fundação Pitágoras.
Em todas as unidades educacionais mantidas pela Prefeitura de Pará de minas o sistema foi implantado gradativamente. “Confesso que não foi fácil, é um curso pesado. A gente aplicar os conhecimentos na escola não foi uma tarefa fácil, mas com essa troca de experiências pudemos conhecer a realidade de outras escolas e seguir em frente. Foi um ganho muito grande para a rede municipal de ensino”, Cristiane Costa Machado, Diretora do CMEI Padre Hernani José Ferreira.
“Para nós todos gestores da rede foi um curso que veio só para contribuir e já estamos colocando em prática. Vamos levar esses conhecimentos para a vida toda”, disse Claudirene Carvalho, Diretora Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça.