![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/DSC_9290.jpg)
Em Pará de Minas a educação vai além da sala de aula. Projetos despertam talentos nas escolas da rede municipal.
O talento e a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino de Pará de Minas ganharam destaque em uma programação especial apresentada no Teatro Geraldina Campos de Almeida na última semana.
O Educação Mostra Arte, que chegou à segunda edição, é um projeto da Prefeitura para valorizar a arte produzida dentro das escolas por meio de projetos de música, teatro e até capoeira. “Ficar somente nas escolas ensaiando desmotiva os alunos. Então, temos que trabalhar e mostrar para a sociedade que temos grandes artistas dentro das escolas do Município”, disse Cláudio Feliciano da Silva, Assessor da Secretaria Municipal de Educação.
“Acredito que a arte transforma, vejo isso no dia a dia. É notável a mudança de personalidade nos jovens de quando começam a participar das aulas e quando estão em estágio mais avançado. São comportamentos diferentes do início e de agora, parecem que não são as mesmas pessoas”, disse Fábio Pereira, Professor de Música.
Hugo Costa, 15 anos, é aluno da Escola Municipal Dona Cotinha e integrante do Grupo de Teatro Tatu Bola. Ele encontrou na arte uma oportunidade de crescimento pessoal. “Muita coisa mudou. Antes eu tinha muita vergonha, não conseguia me aproximar das pessoas para fazer amizade. Hoje, com o teatro tive várias oportunidades de crescimento, inclusive técnicas de como devemos nos portar em uma entrevista de emprego, por exemplo. Aprendi que posso ser muito mais produtivo que outras pessoas que não têm essa oportunidade. Com as aulas de teatro, ficou até mais divertido ir para escola”, disse o adolescente.
Nesta segunda edição do Educação Mostra Arte, mais de 1500 pessoas assistiram as apresentações no Teatro. Quase 200 alunos subiram ao palco nos dias 11, 12 e 13 de junho. Se apresentaram a Orquestra de Violões Sementes do Amanhã da Escola Municipal Dona Cotinha, a Banda Estudantil do CAIC da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, Coral e Instrumental Vibracores da Orosina Cecílio Mendonça, Grupo Musical Sons que Encantam da escola Elvira Xavier de Melo, Grupo de Teatro Tatu Bola da Escola Dona Cotinha, Grupo Musical Percursons da Orosina Cecílio Mendonça e a Roda de Capoeira da Escola Municipal Prefeito José Porfírio de Oliveira.