Semana da Pátria termina com celebrações religiosas e sessão cívica.
O Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, começou com uma série de comemorações em Pará de Minas. A primeira delas foi no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, onde foi celebrada uma missa em ação de graças à pátria celebrada pelo Padre Charley Marcelino. A cerimônia contou com a participação de educadores, autoridades e de fiéis que foram pedir as bençãos de Deus para o Brasil.
Logo em seguida, às 8 horas uma sessão cívica comemorativa foi realizada na Praça da Independência, na região central. A Banda Musical Lira Santa Cecília executou os hinos Nacional, de Pará de Minas e da Independência. As bandeiras foram hasteadas pelo Prefeito Elias Diniz, pela Secretária Municipal de Educação Marluce Souza Pinto Coelho e pelo Procurador Jurídico da Câmara Municipal Antônio Carlos Lucas, as autoridades foram acompanhadas pelos Escoteiros do 69º Grupo Escoteiro José Ildeu Gramiscelli. Alunos da Escola Municipal Professora Mércia Maria da Silva Chaves apresentaram um número artístico em homenagem ao Dia da Pátria.
O orador oficial foi o Prefeito Elias Diniz que destacou o papel dos educadores na formação de um país independente. “A educação é a base de tudo, ela cria independência em qualquer pessoa. É por isso que uma cidade precisa de investir constantemente na educação. Quando você se dedica a essa área, todos os outros setores da sociedade são beneficiados. Assim, temos a possibilidade de diversas independências”, disse.
A programação do Dia da Independência terminou com um Culto Cívico da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Pará de Minas (Aliança), na Câmara Municipal.