Semana Nacional do Trânsito, em Pará de Minas, foi comemorada com dois eventos.
No dia 24 de setembro, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santos Dumont, promoveu uma ação de conscientização de motoristas e pedestres na Praça Alfredo Leite. Para impactar as pessoas que passavam pelo local, a equipe montou uma cena simulada de acidente de trânsito e até um velório com caixão de verdade e manequins. “Fizemos essa ação preocupados com os altos índices de violência no trânsito registrados no Brasil. Uma pesquisa recente, realizada pelo Conselho Federal de Medicina, revelou que, a cada hora, cinco pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito. Além disso, o estudo afirmou que, por hora, 20 pessoas dão entrada em um hospital público do país com ferimentos graves causados por acidentes de trânsito. Com isso, o SUS gastou cerca de R$ 3 bilhões para atendimento dessas vítimas. Então, além de onerar o sistema, as consequências impactam diretamente na vida das pessoas e seus familiares. Nosso objetivo, com essa ação, foi conscientizar a nossa comunidade e provocar uma reflexão sobre a importância de adotarmos medidas mais seguras no trânsito”, disse Débora Duarte, Enfermeira Coordenadora da UBS.
O Corpo de Bombeiros também participou da ação educativa. O soldado Leandro Morato lembrou que grande parte dos acidentes são causados por imprudência. “O desrespeito à sinalização e a não utilização correta de equipamentos de proteção, especialmente por parte dos motociclistas, por exemplo, são as causas mais comuns de acidentes”, disse o Militar.
Teatro como forma de educação no trânsito
Também dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Gerência de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Pará de Minas levou as crianças ao Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Mais de 600 estudantes assistiram à peça Parada Obrigatória, do ator e diretor Rony Morais. “É a história de dois palhaços de rua que estão preocupados com as mortes no trânsito. E, durante 60 minutos, no palco, eles levam muita informação para as crianças. Utilizar o palhaço para trazer esse tipo de tema aos mais jovens, é como se, o adulto vestido de palhaço, conversasse com as crianças por igual, de criança para criança”, disse o artista.
“Foram três sessões de teatro. Parabenizamos os atores Rony Morais e Gustavo por esse trabalho, junto com a Prefeitura, para educar as crianças. A gente vê que elas absorvem muito as informações e chamam a atenção dos pais e isso faz a diferença no nosso trabalho e na vida das pessoas”, disse o Diretor de Trânsito e Transporte, Pedro Paulo dos Santos Alves.