Conselho tem por objetivo estabelecer a política municipal de prevenção, tratamento e reinserção dos usuários de drogas em Pará de Minas
Na manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro, no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins, a enfermeira Viviane Cristina de Carvalho foi eleita Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) para o biênio 2021 – 2022. Para a mesa diretora do Comad, também foram eleitas a Vice-Presidente Simone Duarte e a Secretária Mari Campos Francisco.
Atuante no Comad desde a sua criação, em 2014, Viviane Carvalho tem o participado do desenvolvimento do conselho por meio do acompanhamento das edições de todas as resoluções, projetos, capacitações e promoções. Na sua opinião, por ser relativamente nova, a política sobre drogas é um grande desafio, não só no contexto municipal, mas também nos outros níveis de governo. À frente do Comad, Viviane Carvalho pretende fortalecer e consolidar a entidade em Pará de Minas. Dentre suas metas estão a melhoria da condição de acesso do usuário de álcool e drogas ao tratamento e a promoção de capacitações para conselheiros e pessoas que atuam nas comunidades terapêuticas. Além disso, pretende dar atenção à fiscalização dessas entidades. “Chegou a hora de assumir a presidência e fazer o que eu realmente acredito”, finalizou.
A expectativa da Secretária Executiva do Comad, Neide Almeida é que nesse novo mandato sejam efetivadas parcerias com a sociedade civil. “O nosso objetivo é fortalecer cada dia mais a atuação do Comad dentro do Município de Pará de Minas”, afirmou.
Composição
O Comad é composto por 32 membros suplentes e efetivos da sociedade civil e de órgãos governamentais. Atualmente, é composto por representantes da Associação Bela Vista, CDL, CREA, OAB, ABRACO, Instituto Integrar Vidas, Fapam e das Comunidades Terapêuticas Divina Misericórdia e SóVidas. O Comad também é integrado por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e Esporte, Lazer e Turismo, além das Polícias Civil e Militar.