O objetivo é organizar o sistema microrregional de saúde
Na tarde desta quarta-feira, 1º de abril, representantes dos municípios que fazem parte do CISPARÁ – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Rio Pará – se reuniram no foyer do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida para discutir medidas de prevenção e estratégias para combater a proliferação do Coronavírus.
O Prefeito Elias Diniz apresentou aos Prefeitos de Pequi, Pitangui e Igaratinga e à Secretária de Saúde de Nova Serrana, dados referentes aos casos de Coronavírus que se manifestaram e levantou debate sobre as possíveis medidas de prevenção que podem ser tomadas em conjunto, pelos gestores.
“A situação ainda é séria e algumas pessoas não levaram isso em consideração. Então, estamos mostrando que todas as cidades do entorno precisam fazer parte desse alinhamento. Vamos criar processos de sentinela, através do Consórcio Cispará, onde manteremos uma estrutura aqui e uma em Nova Serrana. Com isso, eu tenho certeza de que nós vamos ajudar ainda mais a nossa população”, ressaltou Elias.
Como explica Renato Guimarães, Prefeito de Igaratinga e Presidente do Cispará, o momento é de unir forças. “Sabemos que o número de respiradores que temos é pequeno e através do Consórcio vamos tentar suprir essa falta para atender a todos que precisarem”.
Todos os municípios estão trabalhando intensamente para se manterem preparados para tratar possíveis casos do coronavírus. “O mais importante é traçar uma estratégia que seja para toda a microrregião de saúde, pensando justamente que nós não estamos preparados para o que há de vir. Talvez, unindo essas forças a gente possa passar por isso de forma que gere o menor dano possível para a população” disse Gláucia Sbampato, Secretária de Saúde do município de Nova Serrana.