Prefeitura mantém rede de atendimento com mais de 70 profissionais. Mais de 5 mil atendimentos odontológicos são realizados mensalmente. Rede já está em ampliação.
O dia 25 de outubro foi o Dia Nacional do Dentista e Dia da Saúde Bucal. Em Pará de Minas, a população pode comemorar porque o serviço oferecido pela Prefeitura realiza mais de 5200 atendimentos por mês só em consultas agendadas, fora as emergências. São 30 consultórios espalhados pela Policlínica e UBSs, inclusive da zona rural. “O PSF faz o atendimento básico, restaurações dentais simples, extrações simples, prevenção e promoção de saúde, além de atividades educativas nas escolas, com grupos de gestantes, de idosos, hipertensos e diabéticos. Na Policlínica, também fazemos esse tipo de atendimento, além dos procedimentos especializados”, disse Patrícia Pimenta, Cirurgiã Dentista.
Mais de 70 profissionais atuam na área da saúde bucal na rede mantida pela Prefeitura de Pará de Minas. Cláudia Fernandes Pereira é uma das pacientes atendidas pela equipe. Ela disse que o atendimento e o tratamento são de qualidade. “Os dentistas são ótimos e muito educados. Para quem, como eu, não pode pagar essa é uma excelente oportunidade”, afirmou.
A Prefeitura também oferta 80 próteses dentárias por mês, realiza ações educativas em todas as regiões da cidade e oferece pré-natal odontológico para gestantes. “Nós ampliamos, nessa gestão, mais quatro equipes. Elas estão atendendo pacientes dos bairros Cecília Meireles, João Paulo II, Redentor e São Paulo. São realizadas, por mês, 800 novas consultas, que colocam os pacientes na rede de atendimento da Prefeitura”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Saúde.
E, em breve, o atendimento será ampliado. Já está adiantada a obra do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Agora, os pacientes não precisarão mais ir a Nova Serrana para fazer tratamento de canal, doenças de gengiva, cirurgias bucais, atendimentos a portadores de necessidades especiais e diagnóstico com ênfase em câncer de boca. “Esse ano recebemos a autorização do credenciamento. O Governo Federal disponibilizou R$ 60 mil para a implementação do serviço e as adequações físicas do projeto. O Município de Pará de Minas vai investir mais R$230 mil para fazer com que esse serviço aconteça”, concluiu Paulo Duarte.