Sugestão foi apresentada durante a Plenária da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Aracaju/SE
Pressionados com aumento no preço dos combustíveis e com as dificuldades no financiamento do transporte público, dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) elencaram esse como um dos assuntos mais urgentes na pauta da entidade. Durante a Plenária de Prefeitas e Prefeitos da 81ª Reunião Geral, em Aracaju/SE, prefeitos de todas as regiões do país discutiram a agenda prioritária da entidade. Participando do evento, na manhã desta sexta, 26, o Prefeito Elias Diniz, falou durante o debate sobre a crise do transporte público, que afeta os municípios brasileiros.
Segundo ele, essa é uma questão que preocupa todos os gestores municipais. Nos últimos anos, o número de passageiros do transporte coletivo tem caído significativamente, o que tem impactado na composição dos custos, elevando o preço do bilhete. “Nós temos que zerar o ICMS”, defendeu o Prefeito de Pará de Minas, para a redução das passagens.
Mais de 120 prefeitos de todo o país participam do evento, cuja pauta inclui discussões sobre qualidade de vida nas cidades, saúde, desafios na área da educação pós-pandemia, reforma tributária e o pacto federativo, que definirá a distribuição de receitas entre União, estados e municípios.
FNP
Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. A FNP tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes (estimativa do IBGE 2020), recorte que abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas e conselho fiscal. O Prefeito Elias Diniz é o vice-presidente de Segurança Hídrica da entidade, durante o biênio 2021/2023.