Nova presidente é Marleide Machado, representante da entidade Integrar Vidas
Na tarde dessa quarta-feira, 11 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foram empossados as integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Logo em seguida à posse, foram aclamadas a nova presidente Marleide Machado, a vice-presidente Valéria Aparecida Faria dos Santos e a secretária Lívia Luíza Faria de Oliveira.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade garantir à mulher o pleno exercício de sua cidadania através de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as mulheres, em todas as esferas da administração pública municipal. Essas ações têm o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, promovendo a integração e a participação da mulher no processo social, econômico e cultural.
As mulheres correspondem a 51% da população feminina. “Elas são maioria em nossa cidade e merecem ser tratadas com respeito e igualdade. O Conselho é uma instância de destaque em nossa cidade porque formula diretrizes em favor da defesa dos direitos das mulheres e da eliminação de discriminações e formas de violência”, ressaltou o prefeito Elias Diniz. Já Vilson Antônio dos Santos enfatizou a parceria da secretaria que coordena com o Conselho. “Ele realiza um trabalho muito importante. Temos atuado lado a lado. Reconhecemos e valorizamos a grande colaboração das conselheiras para as políticas públicas relacionadas às mulheres”. Ao despedir-se da presidência, Mari Greco destacou que “o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é bastante atuante e as conselheiras são muito comprometidas”. Ela enfatizou que propostas do Conselho foram aprovadas nas conferências estadual e nacional. Já Marleide Machado disse que pretende definir as futuras ações do Conselho, juntamente com suas colegas. “Tenho experiência de mais de 30 anos em trabalho social. O Conselho é muito respeitado, tem uma história e está bem constituído. Com as conselheiras e o apoio da Prefeitura, faremos um bom trabalho. Primeiro, vamos conhecer melhor os projetos que estão em andamento. Em breve, teremos planos”, afirmou a nova presidente.