Prefeitura prepara município para vacinação e recomenda conscientização à população
Pará de Minas em alerta contra a Covid-19. Além da vigilância constante em relação às determinações dos governos federal e estadual, a Prefeitura está mantendo tratativas para assegurar as vacinas e seringas necessárias à imunização da população. Além disso, está acompanhando a evolução dos índices da contaminação no Município, para a tomada de decisões, e intensificando as recomendações à população para seguir o distanciamento social, a higienização das mãos e todos os outros protocolos determinados para conter a disseminação do novo coronavírus.
O Prefeito Elias Diniz informou que a Prefeitura já dispõe de estoque 25 mil seringas, para iniciar a imunização assim que as vacinas chegarem até o Município. Ao mesmo tempo, foi iniciado o processo para a obtenção de freezers de alta potência, com capacidade para conservação de vacinas a temperaturas de até 70 graus negativos, como exige um dos imunizantes que poderão ser disponibilizados. “O mais importante é fazer essa vacinação o quanto antes. Temos que respeitar as medidas do Governo Federal, diante do Ministério da Saúde, que repassará os lotes de vacina para o Estado, que por sua vez, vai liberar aos municípios. Mas, por acaso, se ele não conseguir, nós estamos preparados para comprar a vacina. Através da Frente Nacional dos Prefeitos, já acordamos junto ao Instituto Butantan, as tratativas para que a entidade trabalhe o processo logístico e possamos comprar a vacina, caso o governo federal não consiga nos entregar todas as vacinas”, revelou.
“Tenham consciência sobre a importância do isolamento social, da higienização das mãos e de todos os protocolos que devem ser seguidos”, pediu o Prefeito Elias Diniz à população. “Eu fico feliz porque a cidade tem adotado essas medidas e está colaborando. Com isto, Pará de Minas está sendo destaque dentro da macrorregião. A taxa de ocupação dos leitos do CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que chegou a 100%, nesta sexta-feira, 8 de janeiro, está em 40%. Considerando apenas os residentes em Pará de Minas, esse índice cai para 30%”, revelou. No HNSC, estão internadas nove pessoas, sendo que dessas, três são de municípios vizinhos. “É importante que a população continue tomando os cuidados”, recomendou.
Elias Diniz também agradeceu aos integrantes do comitê municipal de enfrentamento à Covid-19. “Todos, representantes das entidades da civil organizada, forças de segurança, Ascipam e CDL, junto com a Prefeitura, estamos comprometidos”, destacou. Ele ainda enfatizou que representantes das instituições financeiras da cidade estão buscando alternativas para evitar a aglomeração de pessoas. “Tudo isso é um conjunto de fatores que contribuem para barrarmos a disseminação do novo coronavírus. Temos que tomar todos os cuidados necessários”, disse.