Superintendência Regional de Saúde conduziu trabalho
No último dia 27, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses recebeu a visita de Gilmar Santos, da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, que veio tratar da previsão de testes rápidos de leishmaniose visceral a serem realizados até o mês de janeiro.
Na oportunidade, foi realizado um treinamento com toda a equipe do CCZ, que conta com Agentes de Combate a Endemias, veterinários, estagiários de Medicina Veterinária e a própria Coordenação do Centro. O objetivo foi garantir que todos os responsáveis por realizarem o teste fossem treinados seguindo o padrão indicado pelo Ministério da Saúde.
O produto utilizado foi desenvolvido por Biomanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de vacinas e kits para diagnóstico. Durante o treinamento, o teste rápido – chamado DPP leishmaniose visceral canina – foi aplicado em animais do CCZ já aptos para adoção.
O diagnóstico da leishmaniose canina é fundamental para o controle da doença, já que o ciclo de vida do parasita causador da leishmaniose humana envolve necessariamente o cão como seu reservatório. Para proteger o pet, os donos devem limpar seus quintais rotineiramente, podar árvores, descartar corretamente o lixo orgânico e evitar que animais fiquem dentro de casa à noite.
A leishmaniose visceral, ou calazar, é uma infecção contagiosa causada por um protozoário e é transmitida para cães e humanos por meio da picada do mosquito-palha. É a forma mais letal das leishmanioses e ataca todo o organismo.