![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/DSC_5292.jpg)
Na mostra, instrutores da instituição apresentam pinturas, esculturas, entalhes, peças em tear chileno, macramê, decoupage, amigurumi e biscuit.
A Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica está completando 35 anos de criação, neste mês de outubro. Em comemoração ao aniversário, a instituição abre uma exposição de obras produzidas pelos artistas que formam o seu atual quadro de instrutores. São eles: Antônio de Oliveira, Arlete Paim, Bruno Laender, Dagmar de Freitas, Edna Morato, Eduardo Rodrigues, Érica Gaede, Rose Mary Murta e Wagner Vasconcelos. Dentre as peças em exposição, podem ser vistas pinturas em técnicas diversas, tear chileno, esculturas em PVC e madeira, entalhe, macramê, decoupage, amigurumi e biscuit.
Impossibilitada, neste momento, de abrir a exposição à visitação pública presencial devido às medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus, a Escola de Artes coloca à disposição do público uma versão virtual da mostra, que pode ser visualizada neste portal.
Oficinas de Arte
Na Escola de Artes, todos têm a chance de descobrir um talento até então desconhecido e, dessa aptidão, podem surgir inúmeras oportunidades, inclusive um ofício. Vários alunos encontram sua vocação e saem da escola para trabalhar com marcenaria, pintura, ou mesmo ser um profissional autônomo, produzindo e comercializando suas peças. Atualmente, são oferecidos os seguintes cursos: Amigurumi, Artes Integradas, Biscuit, Bordado, Cerâmica, Crochê, Decoupage, Desenho, Escultura e Entalhe, História da Arte, Iniciação ao Desenho, Macramê, Marcenaria Tradicional, Marcenaria Sustentável, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Pintura em Toalha e Sabonete, Tapeçaria Arraiolo e Tear Chileno. As aulas são ministradas por profissionais qualificados, em cursos livres com duração semestral. As matrículas são realizadas normalmente em fevereiro e em agosto.
Grupo de Produção de Cerâmica
Criado dentro da própria Escola de Artes em 1999, o Grupo de Produção de Cerâmica surgiu a partir da união de professores e ex-alunos das oficinas de cerâmica, com o objetivo de desenvolvimento de peças modeladas em argila. O trabalho realizado pelo Grupo contribuiu na fundamentação do dossiê para tombamento, em 2010, da Arte Ceramista de Pará de Minas como Bem Imaterial do Patrimônio Cultural. 21 anos depois de sua fundação, o Grupo consolidou-se como canal de promoção, valorização e incentivo à produção da arte ceramista em Pará de Minas.
História
O imóvel onde funciona a Escola Municipal de Artes e Ofícios é remanescente do período colonial brasileiro. Edificada no século XVIII, a construção conserva elementos da forte influência barroca de Portugal. Sua transformação em local dedicado à formação de novos artistas em Pará de Minas foi idealizada pelos artistas plásticos Jerônimo Marcussi, Pedro Henriques de Limas, Marcus Francisco de Assis e José Luís Gomes, que apresentaram o projeto à administração municipal, em 1985. O espaço passou a ser denominado Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – SICA, em homenagem ao escultor que se notabilizou pelo valor artístico de suas obras e que integrou seu corpo docente. A edificação foi tombada pelo Município em 13 de abril de 1.998, pelo Decreto Nº 2.768.