Local se prepara para receber visitantes e terá horários de funcionamento alterados
O prédio da Estação Cultural, onde antigamente funcionava a estação ferroviária de Pará de Minas, está passando por obras de conservação para prosseguir com as atividades culturais no local. Na próxima sexta-feira (5), às 20 horas, o espaço reabre com a exposição Pedro Henriques em Cores e Formas.
De acordo com a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, as ações começaram há cerca de 20 dias. “Está sendo feita toda a pintura do prédio, manutenção dos banheiros e troca das plantas dos jardins”. Segundo Andréia, o imóvel está em bom estado de conservação, mas merece uma atenção adequada. “É preciso sempre ter um olhar cuidadoso com o patrimônio histórico da cidade”, explica.
Gestor da Estação Cultural, Guilherme Diniz informa que os horários de funcionamento do espaço serão alterados. Apenas o horário de terça e quinta-feira permanece o mesmo: das 7 às 17h. Na segunda, quarta e sexta, ele passa a ser das 12 às 20h. Já no sábado, o horário é das 9 às 12h. “O objetivo é alcançar todos os públicos, para que eles possam conhecer nossa história, através do prédio, e nossos artistas, com suas obras expostas aqui”. Guilherme Diniz enfatiza que os novos horários já valem a partir do dia 5, com a nova exposição. É importante ressaltar que a Estação Cultural continuará seguindo os protocolos sanitários de combate à Covid-19, recomendados para o funcionamento seguro durante a pandemia.
Patrimônio histórico
O historiador Alaércio Delfino, responsável pelo Arquivo Público do Município, visitou a Estação Cultural durante as obras e falou sobre a importância do prédio, inaugurado em 1913: “Ele foi a porta de entrada para o progresso do município. Ficava estrategicamente neste local, devido à proximidade à antiga fábrica de tecidos, onde hoje é a Praça Melo Viana, e da Casa Torquato de Almeida, do outro lado da praça onde era a estação”, destacou.