Devido às restrições impostas pela pandemia, este ano as comemorações de Corpus Christi aconteceram em forma de exposição
A Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional realizou, do dia 7 de junho a 2 de julho, na Estação Cultural, a exposição Triunfo Eucarístico. A mostra resgata uma tradição religiosa criada em 1733 em Ouro Preto, que marca a transladação do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário até a igreja do Pilar.
A festa de Corpus Christi é um bem imaterial tombado de Pará de Minas. Segundo o Diretor da Escola de Artes e Ofícios – Sica, Samuel Lopes, há na exposição algumas obras de relevância do acervo municipal, de artistas como o saudoso Paulinho Moreira e de João Moreira.
“Temos telas com registros da Sagrada Escritura, que instituiu a eucaristia, além do tradicional tapete de serragem, feito para receber o Santíssimo Sacramento nas solenes procissões. Algumas peças da exposição, pertencentes à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas, desde os tempos da antiga matriz, também estão à mostra”, finaliza Samuel.