Praças da cidade ficaram movimentadas na manhã de sábado, 12 de maio.
No dia 12 de maio, uma programação intensa de eventos tomou conta de algumas praças de Pará de Minas. A Prefeitura levou prestação de serviços e orientações sobre saúde, atrações culturais e oportunidades de inclusão social a crianças, jovens, adultos e idosos. Associando-se a diversos parceiros, a as secretarias municipais multiplicaram esforços, ampliando as oportunidades de lazer e de atendimento à população.
Na Praça Professor Morais, na região central da cidade, o projeto Praça Viva levou cultura à população pará-minense com o projeto Quatro Estações, promovido pelo Barracão de Artes em parceria com a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. As pessoas que passaram por lá, puderam colocar a mão na massa, esculpindo, pintando em aquarela e fazendo novas amizades. “Eu já fiz cursos no Barracão de Artes. Adoro vir aqui para a praça no projeto. É bom demais, já aprendi muita coisa e sempre que tem este evento, eu venho”, disse Geralda Morato Marinho.
Na Praça Alfredo Leite, no Santos Dumont, as atrações ficaram por conta o Adevipam em Ação, a primeira promoção social organizada pela Associação dos Deficientes Visuais de Pará de Minas. Durante o evento, houve exposição de artesanato, apresentação musical, atendimento do Cadastro Único da Assistência Social (Cad Único) e prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde. A Adevipam também arrecadou leite para doação ao Restaurante da Criança do Bairro Padre Libério. “Este envolvimento com a Adevipam, vem de encontro com o nosso programa de acessibilidade, de inclusão social e o respeito ao deficiente físico. A associação tem essa missão, de se unir e buscar mais direitos para as pessoas com necessidades especiais”, disse o Prefeito de Pará de Minas Elias Diniz, que participou do evento.
No Parque do Bariri, a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Nasf, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento PromoVida, com o objetivo de divulgar e ampliar o conceito de saúde, como bem-estar psíquico, físico e social. A abertura do PromoVida contou com a participação do Grupo Cênico Tatu Bola, com alunos da Escola Municipal Dona Cotinha. Sob a direção de Rony Morais, eles apresentaram uma divertida peça teatral sobre alimentação saudável. Durante o evento, foi realizada sessão orientada de alongamento e aula de Yoga Tibetana com Fernanda Montealegre. Nos diversos stands montados no parque, o público aproveitou serviços gratuitos de beleza, sessões de massagem, aferição de pressão arterial e medição de glicemia. O evento contou com o apoio da La Casa, Jadapax, Instituto Embeleze, Droga Rede, Armazém da Terra, Kátia Faria e Warney Ribeiro.