Peças de artesanato de pacientes dos serviços passa por diferentes locais da cidade
Uma exposição artística itinerante de pacientes da Residência Terapêutica, do Entrelaços, Cersam, Caps AD, Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador e Centro de Convivência de Saúde Mental – Caminhos da Esperança começou a funcionar na última quinta-feira (6). A iniciativa ocorre dentro das comemorações ao Janeiro Branco, que chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental. Além da Prefeitura, a mostra, com objetos produzidos pelos pacientes dos serviços em oficinas de artesanato, passa pela Câmara Municipal, Casa da Cultura, Shopping Fabrika Mall e Sindicato Rural.
A Psicóloga Naliene Gonçalves, que atua na Rede de Atenção à Saúde Mental do Município, observa que as oficinas de artesanato são uma excelente atividade para os pacientes, uma vez que muitos, ao serem internados, passam por um momento de fragilidade emocional. “A oficina pode ser um resgate, para encontro do paciente com ele mesmo. Ele descobre seus próprios talentos e uma nova forma de convivência e reinserção social.”
Naliene explica como o trabalho de artesanato auxilia na melhora da autoestima dos pacientes. Segundo ela, muitos acabam levando a atividade para fora das oficinas. “Eles podem levar isso para a vida pessoal, encontrando outros recursos, outros meios”, afirma.
Além de mostrar à população um pouco dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas, a exposição itinerante serve para divulgar os serviços de saúde mental do Município. “O Cersam é muito referenciado na cidade, mas a rede é bem grande. Nós temos cinco tipo de serviços voltados para a saúde mental (Cersam, Caps AD, Centro de Convivência de Saúde Mental, Residência Terapêutica e Entrelaços). Então acho que as pessoas devem conhecer e reconhecer a importância deles”, completa a Psicóloga.
Confira a programação da exposição:
06/01 e 07/01: Prefeitura – 8h às 17h
10/01 a 14/01: Câmara – 8h às 17h
17/01 a 21/01: Casa da Cultura – 8h às 17h
24/01 a 28/01: Shopping Fabrika Mall – 8h às 17h
31/01: Sindicato Rural – 19h às 21h