Na busca por um atendimento ainda mais humanizado, o Hospital Nossa Senhora da Conceição iniciou a implantação do projeto Farmácia Clínica.
Através dele, os farmacêuticos mantém um contato mais próximo dos pacientes, otimizando a farmacoterapia, garantindo o uso correto de medicamentos e promovendo a saúde e bem estar dos mesmos.
A primeira etapa é chamada de Conciliação Medicamentosa e consiste na visita dos farmacêuticos aos leitos para uma avaliação do histórico de medicamentos de uso contínuo dos pacientes.
Os dados coletados são repassados aos médicos que, através dessa informação detalhada, têm mais embasamento para prescrever, mantendo ou alterando o medicamento conforme a necessidade do paciente.
O HNSC conta com farmacêuticos em período integral, o que facilita o desenvolvimento e ampliação do trabalho a todos os pacientes.
Farmácia Hospitalar
A Farmácia do Hospital Nossa Senhora da Conceição é um serviço indispensável dentro do ambiente hospitalar. É onde ocorre a distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários ao tratamento.
A Farmácia Hospitalar é dividida em seis unidades internas para agilizar a distribuição dos medicamentos. Existem quatro farmácias satélites, que atendem as clínicas médicas e cirúrgicas, ambulatório, ortopedia e maternidade. Há, ainda, a central de fracionamento de saneantes e a farmácia central, responsável pelo atendimento dos outros setores de internação do hospital e abastecimentos das farmácias satélites.
“Esse é um trabalho muito importante, pois muitas vezes o paciente não informa ao médico, no momento da internação, o uso contínuo de medicamentos”, explica Lorena Aguiar Soares, Coordenadora da Farmácia Clínica do HNSC. Segundo a profissional, a iniciativa significa um tratamento mais humanizado e seguro para os pacientes. “Evitamos eventos adversos relacionados à medicação e os pacientes ficam menos tempo internados”, explica.
A implantação da Farmácia Clínica no HNSC integra o conjunto de ações adotadas na instituição após a sua intervenção pela Prefeitura de Pará de Minas, em novembro de 2017.