Mostra reúne telas, fotografias, livros e artesanato
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, em parceria com o grupo Dandara e o Instituto Étnico MBARI abriram na segunda-feira, 16 de novembro, a Feira Preta, uma exposição que celebra a Semana da Consciência Negra no município. A mostra poderá ser conferida no foyer do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, na Casa da Cultura, até a próxima sexta, 20 de novembro, das 8 às 17 horas.
“A exposição valoriza a presença negra na formação cultural, artística e intelectual do Brasil, por meio de quadros, artesanato, livros, fotografias e outros artigos que expressam a riqueza dos valores afro-brasileiros. É também um importante momento para refletirmos sobre os desafios e desigualdades raciais históricas que ainda ocorrem em nossa sociedade”, explica o Gerente do Teatro, Guilherme Diniz. Para a professora Cida Penha, coordenadora do Projeto Dandara, a mostra marca o momento de afirmação da cultura negra. “Como eu tenho orgulho da minha cor. Eu amo a minha cultura. Me discriminam, mas eu não me sinto discriminada. Estamos aqui para mostrar os artistas negros que temos”, afirmou, na abertura da exposição. Arlete Maria dos Santos Silva, uma das artistas que tem trabalhos expostos no Casa da Cultura, ressalta que o encerramento da Semana da Consciência Negra em Pará de Minas será no sábado, 21 de novembro, das 16 às 22 horas, no Espaço Cultural Galleria, próximo à Praça José Agrícola Paiva, no bairro São Luiz. No local, haverá exposição de arte, rodas de conversa e shows.
Como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus, o fluxo de visitantes na Feira Preta está sendo controlado e o distanciamento entre pessoas, recomendado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara, que deve ser associado à higienização das mãos com o álcool em gel disponibilizado na entrada. Os organizadores do último evento comemorativo à Semana da Consciência Negra em Pará de Minas também estarão atentos às medidas preventivas contra a Covid-19.