Montagem do tradicional ponto de venda de produtos da roça tinha sido suspensa. Novas regras para evitar a contaminação pelo Coronavírus serão adotadas.
A Feirinha de Agricultura Familiar que funciona todas as sextas-feiras, na Avenida Brasil, ao lado do Campo do Paraense, ficou sem ser realizada durante as duas últimas semanas. A decisão foi tomada como forma de prevenir a aglomeração de pessoas e assim evitar uma possível contaminação pelo Coronavírus. Agora, a partir deste dia 3 de abril ela voltará a funcionar, seguindo novas regras e com novo horário.
A decisão da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas está de acordo com as orientações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O Governo do Estado, para assegurar que atividades agropecuárias consideradas essenciais pelo Comitê Extraordinário Estadual COVID-19 sejam mantidas, criou um informativo direcionado aos 853 prefeitos do estado. A proposta foi detalhar as medidas deliberadas pelo Comitê, com base no Decreto nº 47.891, que estão relacionadas às atividades agropecuárias. “Recebemos um decreto da Secretaria de Estado da Agricultura sobre como essas feiras poderiam funcionar. São famílias que dependem desse trabalho e vimos que é possível de ser feito. Junto com a Emater, essas regras foram adaptadas à Pará de Minas e agora poderemos reabrir a feira. Lembrando que eles vendem alimentos, portanto considerados itens básicos. Todas as regras de funcionamento foram repassadas aos produtores”, explicou José Hermano de Oliveira Franco, Diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas.
A realização das feiras de comercialização de alimentos, incluindo hortifrutigranjeiros, está autorizada pelo Estado desde que as prefeituras e outros órgãos responsáveis pela organização e gestão desses pontos de venda adotem medidas para garantir a segurança dos comerciantes e dos consumidores. “A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente tem interesse em manter todos os cuidados necessários para preservar a saúde de todos e, ao mesmo tempo. contribuir com o funcionamento da feira. Estaremos no local fazendo a higienização de mãos de visitantes e disponibilizaremos equipamentos de proteção individual aos feirantes. Além disso, o horário foi reduzido, agora funcionará de 7 às 11 horas. Pedimos a colaboração de todos para manter a distância entre as pessoas, evitar aglomerações e evitar também aquele bate-papo comum que acontece na feira, o ideal é usar o tempo por lá somente para fazer as compras. Outra orientação é que os visitantes não toquem nos alimentos, somente indique ao feirante qual produto quer levar”, disse Fernanda Barbosa, Gerente de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas.