Guardas de diversas cidades festejaram e emocionaram a comunidade.
No domingo, 8 de julho, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Os Nonatos recebeu diversas guardas de congado e moçambique visitantes para as comemorações da Festa do Rosário. Durante todo o dia, o bairro Nossa Senhora de Fátima se tornou um celeiro de tradição, união e solidariedade. Por todo o dia a Irmandade anfitriã ofereceu apoio e alimentação aos presentes. “A festa aconteceu com muito sucesso, graças a Deus. É muito importante mantê-la, pois é uma tradição que passa de geração em geração. Nós, da Irmandade, somos centenários e lutamos para manter essa cultura viva. Por isso é importante que jovens também participem e mantenham essa tradição e assim conservar a nossa história”, disse Walace Santos de Souza, presidente da Irmandade.
Os sons das caixas, violões, sanfonas, pandeiros, patangomes e gungas se juntaram às vozes e homenagearam Nossa Senhora do Rosário com cantigas típicas contagiaram o público presente. Ao longo do dia um cronograma de atividades celebrava a festividade. Foi servido café de boas-vindas; a Santa Missa foi celebrada pelo padre Charley Marcelino Silva, na Igreja Nossa Senhora de Fátima; em seguida foi oferecido almoço e logo após, a procissão pelas ruas do bairro.
Além da Irmandade anfitriã Os Nonatos, estiveram presentes as guardas pará-minenses Sagrada Família, Guarda de Marinheiro Santo Antônio do Paiol e Guarda Mirim Santa Efigênia. Da capital mineira vieram as guardas São Benedito do Jatobá, Moçambique do Jatobá, Moçambique do Divino Bairro Aparecida e Moçambique da Nova Gameleira. Das cidades vizinhas vieram: Guarda de Congo São Benedito de Itatiaiuçu, Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Azurita, Moçambique Comunidade dos Arturos de Contagem e Moçambique Nossa Senhora da Conceição de Sete Lagoas. “A união e o respeito é o que nos faz seguir a tradição das guardas de maneira correta. Acima do sangue, é uma união de alma que nos mantêm juntos”, disse a Rainha da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Os Nonatos, Raimunda Nonato Coelho de Souza.
As Guardas de Congado foram registradas pelo Município como Bem Imaterial em 2010.
A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Os Nonatos foi uma realização da Irmandade Os Nonatos e teve o apoio da Prefeitura de Pará de Minas. Os donativos recolhidos durante a Santa Missa serão doados para uma entidade filantrópica do Município.