Evento levou gastronomia e cultura à Praça Torquato de Almeida.
O I Festival de Food Truck de Pará de Minas movimentou a Praça Torquato de Almeida de 2 a 5 de agosto. Dez veículos trouxeram vários tipos de comidas ao evento apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura.
A música ao vivo, apresentada no coreto, ajudou a transformar o clima da Praça Torquato de Almeida. Na quinta-feira, cantou Júlia Barros; na sexta, Alessandro e Petrônio; no sábado, a dupla Lú e Wash e no domingo, Patati e Patatá Cover e Two Generations.
O Festival de Food Truck também movimentou a economia da cidade, por meio da contratação de mão de obra, rede hoteleira e compras de ingredientes nos supermercados, por exemplo. “Além de cumprir nossa proposta na arte, na cultura, no entretenimento e no turismo, também ajudamos a fomentar a economia do município. Foram gerados aqui mais de 20 empregos diretos, uma oportunidade para as pessoas da cidade ganharem dinheiro. Além disso, houve um compromisso da organização de comprar os insumos em Pará de Minas, além de hospedagem, alimentação e material de decoração”, disse o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte.
Após o I Festival de Food Truck, a LB Promoções, responsável pelo evento, doou na terça-feira, 7 de agosto, R$ 400,00 para cada uma das Guardas de Congado do Município. “Fizemos essa parceria também com objetivo de valorizar o patrimônio de Pará de Minas. Foi uma compensação que os organizadores fizeram para a nossa cultura”, completou Paulo.
“Nada justificaria a gente chegar na cidade e ir embora sem deixar algo. Agradecemos todo o pessoal da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e ao pessoal do Congado”, disse Luís Botelho, organizador do evento.
As guardas beneficiadas foram: Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Os Nonatos, Guarda Mirim São Benedito e Santa Efigênia, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário, Guarda de Congo Sagrada Família de Nossa Senhora do Rosário e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário Marinheiros de Santa Clara. “Vai nos ajudar bastante. Todos nós ficamos muito satisfeitos, agradecemos a Secretaria de Cultura por ter lembrado de nós e destinado essa doação”, disse José Faustino dos Santos Filho da Guarda de Congo Sagrada Família.
Desde 2010 as Guardas de Congado são registradas como patrimônio imaterial de Pará de Minas.