Agentes reforçaram importância de cuidados para a prevenção do contágio pelo COVID-19
Na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, funcionários do Departamento de Vigilância em Saúde visitaram agências bancárias, casas lotéricas e agência dos Correios, a fim de orientar sobre a importância de se evitar aglomerações frente ao risco de transmissão do coronavírus. Parte da equipe entregou aos gerentes o guia de boas práticas para o funcionamento desses estabelecimentos, elaborado pela Equipe Multidisciplinar de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. A todos os responsáveis pelas agências foi recomendada a adoção das medidas listadas no manual, como a demarcação física no piso, com espaçamento de dois em dois metros e a disponibilização de profissional devidamente equipado na área externa do estabelecimento para a condução dos clientes e para a organização do espaçamento nas filas.
Dentro da mesma ação, outra equipe orientou às pessoas que estavam aglomeradas nas imediações desses estabelecimentos para que mantivessem o distanciamento mínimo que deve ser observado em caso de absoluta necessidade de dirigir-se aos locais com grande movimentação de pessoas. Além disso, reforçaram a importância do isolamento social e do distanciamento mínimo necessário neste momento, para a prevenção do contágio pelo COVID-19.
É importante ressaltar que a Prefeitura, como mais uma ação contra a disseminação do coronavírus, iniciou na noite de ontem a desinfecção de locais onde têm acontecido a aglomeração de pessoas, como a Rua Benedito Valadares e outros pontos da região central da cidade. A aplicação de produto químico recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi feita em calçadas e praças, incluindo bancos, corrimões e portas de agências bancárias.