Peças de vários artistas pará-minenses ocupam a Casa de Cultura.
Agora Pará de Minas tem uma galeria de arte permanente. O espaço foi montado na Casa de Cultura e ganhou o nome de Jerônimo Marcucci, um dos artistas mais respeitados da história da cidade. A inauguração reuniu a classe artística e aproveitou para homenageá-los na quinta-feira 27 de setembro. “Essa galeria é importante para todos nós daqui de Pará de Minas e para mim, tem uma importância muito especial. Nós quase perdemos esta casa para o Banco Bamerindus na década de 90 e hoje, ver esta exposição é um sonho concretizado que cala em meu coração”, disse Lenir Cunha, Ex-Secretária Municipal de Educação e Cultura.
A Galeria de Arte Permanente Jerônimo Marcucci reúne o acervo da Casa da Cultura. São peças de todos os estilos que foram doadas à Secretaria Municipal de Cultura ao longo dos anos. Elas contam parte da história das artes de Pará de Minas, telas e esculturas feitas por artistas de várias gerações. “Estes artistas fizeram de Pará de Minas uma cidade tão importante na arte e na cultura. Vale a pena conhecer a Casa de Cultura e prestigiar esses grandes nomes artísticos de nossa cidade”, disse Paulo Duarte, Secretário de Cultura e Comunicação Institucional.
Marcucci participou de diversas exposições por todo o país. Foi fundador do Atelier Livre de Artes Plásticas, em 1973, em Belo Horizonte, e um dos primeiros integrantes da Feira de Artesanato de Belo Horizonte. Participou de salões de arte, sendo premiado em alguns deles. Em Pará de Minas foi um dos Fundadores da Escola Municipal de Artes e Ofícios – Sica, e trabalhou também no Museu Histórico como restaurador.
A galeria foi montada no segundo andar da Casa da Cultura e pode ser visitada de segunda a sexta-feira de 7h às 17h. A criação do espaço foi um projeto aprovado pela Câmara Municipal, Lei Nº 104/2018, sendo de autoria do vereador Rodrigo Varela.