Carnaval está novamente inserido na programação cultural da cidade. Resgate dos blocos e das marchinhas foi a proposta do evento.
Com uma proposta diferente, valorizando as tradições, o Carnaval de Pará de Minas foi um sucesso. Neste ano, as marchinhas foram o ritmo oficial da folia.
A festa trouxe outra novidade. Cada dia foi realizada em um lugar diferente. Praça Torquato de Almeida, Praça do Bairro São Luiz, Rua Antônio Carlos e Rua Nova Serrana. Nos quatro dias, a programação gratuita reuniu centenas de pessoas, de todas as idades. As famílias compraram a ideia e saíram de casa com as crianças e os idosos. A folia só falhou na abertura do carnaval, na sexta-feira, por causa da chuva. “O pessoal veio para a praça. Vimos as famílias curtindo a festa, esse era o nosso objetivo, trazer também as crianças e os idosos. Queríamos resgatar os carnavais antigos, com as marchinhas e os blocos de carnaval. Foi isso que vimos nos quatro dias de folia”, disse Daniel Gouveia, Organizador do Carnaval de Pará de Minas.
A proposta de retornar com o Carnaval em Pará de Minas de um jeito diferente também ganhou o apoio de carnavalescos da velha guarda, como seu José Penha que há mais de 40 anos está envolvido com a festa. “Os carnavais de antigamente eram assim, com as marchinhas. A ideia é fazer com esse carnaval cresça ainda mais, se Deus quiser. Enquanto eu estiver vivo, estarei aqui para ajudar a fazer um carnaval cada vez mais bonito”, disse.
Diante da crise, a Prefeitura não investiu dinheiro da festa, só atuou como apoiadora do evento. “A proposta da Prefeitura de Pará de Minas desde o início da gestão foi fazer uma festa de carnaval diferente daquela com montagem de estrutura, palco e com investimento muito grande. O último carnaval realizado nos antigos moldes, por exemplo, teve um gasto na ordem de R$ 500 mil. Agora a ideia passou a ser trazer as famílias para curtir o carnaval. Diante disso, o Daniel abraçou o projeto e apresentou a ideia dele pra gente e conseguimos formatar juntos esse carnaval. Vimos muitas crianças, famílias e o pessoal se divertindo, não tivemos nenhuma ocorrência policial”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.