Objetivo foi eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti
Como vem fazendo regularmente, Agentes de Combate a Endemias realizaram mais uma força tarefa contra o Aedes aegypti, no último sábado. De volta ao bairro Padre Libério, uma equipe com mais de 40 agentes, logo no início da manhã, começou a visitar moradores, distribuindo sacos de lixo para acondicionamento de material a ser descartado e orientando-os para se desfazerem de móveis e objetos que poderiam se transformar em possíveis criadouros do mosquito, pelo acúmulo de água.
Após o meio-dia, os entulhos começaram a ser recolhidos nas portas das residências. O mutirão somente foi encerrado por volta das 20 h, quando foi feito o último descarregamento do material retirado, no Centro de Controle de Zoonoses. No total, foram recolhidos 19 caminhões de entulhos. Segundo o Gerente de Combate a Endemias, Adailton Moreira, este foi o maior volume recolhido em todos os mutirões de limpeza feitos pela Prefeitura em 2019, que totalizaram 128 toneladas. De acordo com ele, a pesquisa realizada pela Fundação Osvaldo Cruz e pelo Governo do Estado em Pará de Minas identificou alta infestação de Aedes aegypti no Padre Libério, razão pela qual o bairro foi escolhido para a realização da força tarefa.
“Ao longo do ano, realizamos diversas operações de limpeza, em todas as regiões da cidade. Esse trabalho vai continuar no próximo ano. Contamos com a participação da população, que deve ficar atenta a qualquer objeto que possa acumular água. Só assim, poderemos reduzir o número de focos do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus”, disse.